preloaddefault-post-thumbnail

A maioria dos viajantes é da opinião de que economizar dinheiro em passagens aéreas é fator crucial na hora de programar a próxima viagem. De fato, segundo a Pesquisa Internacional de Viagens 2017 da momondo*, 49% das pessoas que responderam a enquete disseram que preço é o fator mais importante na hora de reservar os voos. E comprar passagens baratas significa, muitas vezes, aprender a escapar das taxas escondidas que as companhias costumam cobrar.

Para garantir que possamos sempre comparar os melhores preços disponíveis, a momondo exige que todos os seus fornecedores de viagem (as companhias que vendem as passagens aéreas) incluam todas as taxas obrigatórias no preço que aparece no nosso website – para que não haja surpresas.

Mostramos os preços mais baixos disponíveis, incluindo as taxas que são obrigatórias, pois cada viajante tem suas necessidades individuais – seja despachar bagagem, comer a bordo ou reservar um assento especifico no avião. Todas as taxas adicionais como essas são opcionais e algumas companhias cobram extra por esses serviços.

A seguir, a gente detalha todas essas taxas e mostra as melhores maneiras de economizar e, de quebra, algumas dicas de como fugir dessas cobranças adicionais na sua próxima viagem.

Taxas de bagagem

Viajantes esperam pacientemente por suas bagagens na esteira do aeroporto

É bastante comum encontrar passagens baratas por aí que não incluem bagagem despachada, especialmente nas companhias low-cost, o que significa que, se quiser carregar mais que uma mala de mão, você deverá pagar a mais. Portanto, mesmo que em princípio os bilhetes apareçam como os mais baratos, eventualmente eles poderão custar mais se você decidir despachar uma bagagem extra.

A melhor maneira de evitar essa taxa, claro, é viajar só com mala de mão. Entretanto, caso você não tenha mesmo como viajar sem uma mala despachada, pague pela taxa extra online, já que costuma ser bem mais barato do que fazê-lo no balcão do aeroporto. Atente também para o tamanho máximo permitido da mala de mão, que varia conforme a companhia aérea, para evitar ter que despachar sua mala por ser grande demais – confira os sites oficiais para checar as regras de cada empresa.

Leia mais: Viajando só com bagagem de mão? Saiba o que levar!

De modo geral, é bom pesar sua mala antes de ir para o aeroporto. Para a maioria das companhias, o peso máximo da bagagem de mão varia de 7 a 23 kg, enquanto para a mala despachada geralmente é de no máximo 23 kg. Se passar desses limites, é possível que você tenha que pagar taxas que podem chegar a (ou passar de) €100 por mala em alguns casos.

Se estiver viajando com alguém que costuma viajar com menos bagagem que você, vale a pena combinar forças e compartilhar o espaço da mala. Se seu parceiro de viagem tiver espaço extra, por que não guardar algumas das suas coisas para evitar pagar taxas extras no aeroporto por malas pesadas demais?

Assentos pré-selecionados

Quando viajar em grupo, reserve todas as passagens ao mesmo tempo para garantir lugares juntos no avião

Se sua passagem aérea não possui a opção de escolher seu próprio assento gratuitamente (algo bastante comum nas companhias low-cost da Europa), normalmente há opção de pagar uma taxa adicional para escolher o seu lugar. Quando viajar em grupo, tente comprar todos os bilhetes juntos, para que todos sejam automaticamente alocados juntos. Nos raros casos de não sentarem juntos, tente ligar ou mandar um email para o atendimento da companhia aérea para resolver o problema.

Se decidir se esbaldar, aproveite apps como o Seatfrog, que deixa você dar um lance por upgrades de assentos de última hora – o que quase sempre resulta em preços menores do que os encontrados online.

Refeições e bebidas a bordo

Quem disse que precisa passar fome no seu voo de longa duração © alecco69

Cada companhia aérea tem sua própria política relativa à comida e bebida a bordo. Algumas oferecem bebidas grátis e talvez um lanchinho leve, enquanto outras não oferecem nada, a não ser que você pague. A maioria dos voos de longa duração é obrigado a oferecer pelo menos uma refeição gratuitamente para todos os passageiros (tecnicamente incluída no valor da passagem). Mas, por garantia, é sempre bom conferir as condições de cada bilhete aéreo antes de comprar.

Ainda que seja caro em comparação ao que se encontra no centro ou outras partes da cidade, a comida e a bebida no aeroporto são geralmente mais baratas e de melhor qualidade do que as servidas nas aeronaves, que podem já vir com sal e químicos adicionado para mantê-las frescas em altas altitudes. Se preferir consumir algo a bordo, há sempre a opção de pré-comprar uma refeição ou lanche online, que costuma ser mais barato do que comprar durante o voo.

Você pode trazer sua própria garrafa d’água ou outra bebida no avião, mas lembre-se de comprá-la depois de passar pela segurança. Afinal, é de dar pena ter que jogar uma garrafinha inteira fora só porque é maior que os 100ml permitidos para passar pela segurança!

Taxas de cartões de débito e crédito

Depois de decidir pela passagem aérea e ser encaminhado para a página final de pagamento, você notará que o preço poderá aumentar minimamente dependendo do tipo de pagamento que escolher. Normalmente, você terá opções para pagar com cartões de débito ou crédito, transferências bancárias e serviços online de pagamento como PayPal – se puder, eis sua chance de escolher aquele que tiver a menor taxa cobrada.

A momondo exige que seus fornecedores listem pelo menos um cartão de crédito mundialmente aceito que possa ser usado sem cobrança de taxa adicional; então se você possuir um cartão que não cobre taxas, basta escolhê-lo! Se você tiver apenas um tipo de cartão, talvez valha a pena adquirir outros para evitar a cobrança dessas taxas no futuro.

Também não permitimos que os fornecedores de viagem adicionem taxas exorbitantes de cartão de crédito depois que o usuário for redirecionado à página de pagamento. Se acaso você encontrar taxas anormais de algum dos nossos parceiros, por favor entre em contato conosco para podermos resolver o problema o quanto antes.

Seguro de viagem e de cancelamento

Vale a pena pensar em seguro de viagem… vai que você resolve sair por aí pulando pelas alturas nas suas férias

Muitas vezes, companhias aéreas e agências de viagem online oferecem a opção de comprar seguro de cancelamento e seguro de viagem durante o processo de reserva da passagem aérea. Num nível básico, esse seguro de cancelamento irá proteger você caso precise cancelar seu voo por alguma razão, enquanto o seguro de viagem cobrirá eventos durante as suas férias.

Para mais informações detalhadas sobre tipos de seguro e o que eles cobrem, dê uma olhada no nosso artigo sobre como comprar o melhor seguro de viagem para suas férias.

Se decidir que não quer qualquer seguro, bastante seguir em frente e clicar na opção que diz não. Uma dica: antes de considerar adicionar seguro, certifique-se se você já não tem cobertura para viagem ou cancelamentos por meio de sua conta bancária ou seguro de casa. Isso vai evitar que você venha a pagar duas vezes pelo mesmo serviço!

Ferramentas da momondo para ajudar a fugir das taxas extras

Taxas mudam constantemente e estamos sempre fazendo o melhor para mostrar as taxas mais atualizadas das companhias. Se você estiver confuso sobre quais taxas são incluídas no preço mostrado pela momondo, confira nosso sempre útil ícone de taxas adicionais estimadas quando estiver pesquisando por passagens aéreas:

Quando clicar no botão, você verá todas as potenciais taxas extras de serviço que terá a opção de comprar:

Por via das dúvidas, é sempre bom checar os termos e condições da compra da sua passagem específica, mas esse ícone dá uma boa visão geral sobre eventuais taxas cobradas antes de reservar seu bilhete.

*Para a pesquisa de 2017, a momondo entrevistou 24.700 pessoas de 23 países diferentes sobre seus hábitos de viagem.
Para mais dicas expert da momondo, veja como reservar os melhores voos com conexão e como receber seu dinheiro de volta no caso de voos atrasados ou cancelados.

Sobre o autor

Samantha FanelliDepois de ter escrito seu primeiro livro aos cinco anos de idade, com direito a desenhos e figurinhas de glitter, Samantha seguiu carreira no jornalismo e hoje é Data Journalist (Jornalista de Dados) na momondo. Ela tem uma fome insaciável por narrativas criativas, viagens e boa pizza. Tanto que não se importa em esperar horas na fila para experimentar novos points gastronômicos.

Explore outros artigos