Com tantos monumentos famosos para visitar na Europa, escolhar quais ver primeiro pode não ser uma tarefa das mais fáceis. Todo mundo já se encantou com o Portão de Brandemburgo de Berlim ou a Sagrada Família de Barcelona, mas que tal ver de perto alguns tesouros menos explorados da Europa? Veja a seguir 14 monumentos europeus que merecem uma atenção na sua próxima viagem ao velho continente.
Monte Kościuszko, Cracóvia, Polônia
Possivelmente o monte de poeira mais interessamente da Europa, o Monte Kościuszko é literalmente composto de terra oriunda de diferentes partes da Polônia. Existem outros montes (“mounds” em inglês) em Cracóvia (como Krakus, Kościuszko ou Piłsudski), mas esse é realmente único, com direito a uma trilha que leva até seu topo. Tido como um símbolo da independência polonesa, o monte recebeu atenção intensa dos moradores locais para ajudar a mantê-lo, em meio a ameaças de erosão anual significativa. O Monte Kościuszko foi originalmente erguido para celebrar o líder polonês Tadeusz Kościuszko em 1820.
Pesquise passagem para a Cracóvia
Funicular do Castelo de Budapeste, Hungria
À época de sua construção em 1870, o funicular do morro do Castelo de Budapeste era apenas o segundo funicular em atividade. Localizado junto à Ponte Széchenyi, a primeira passarela permanente sobre o Rio Danúbio em Budapeste, essa maravilha vintage leva você do final da ponte até o Castelo de Buda, a 90 metros de altura. O funicular foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial, mas reconstruído em 1986, usando pedaços salvados do bombardeio. É a maneira ideal de ver o belo Danúbio lá do alto.
Pesquise passagem para Budapeste
Vale Monástico de Glendalough, Irlanda
Difícil dizer o que define melhor Glendalough – o frio, os lagos misteriosos, as densas matas ao redor deles ou os restos do vale monástico que marcam a paisagem e dão uma cara todo especial àquele cenário. O vale é um dos sítios monásticos mais icônicos da Irlanda, onde se destaca a torre redonda de mais de 30 metros de altura. Vale a pena dedicar um bom tempo para sentar, relaxar e apreciar a atmosfera estonteante.
Museu dos Cegos, Kaunas, Lituânia
Não se engane – a Igreja de São Miguel Arcanjo, na segunda maior cidade da Lituânia é, por si só, uma bela e impressionante escultura. Mas a verdadeira magia começa mesmo nas catacumbas escuras onde parece não haver nada para ver. E de fato, não há. Hoje transformadas em museu, as catacumbas provem uma experiência de uma hora para sentir-se na pele de uma pessoa cega. As orientações para o tour são apenas olfativas ou auditivas, e a sensação é de imersão completa em um mundo desconhecido.
Flor de Pedra, Jasenovac, Croácia
Localizada em um antigo campo de concentração, Jasenovac, a Flor de Pedra da Croácia é um monumento construído em memória das vítimas dos massacres de Ustaše, durante a Segunda Guerra Mundial. Inumeros sérvios, judeus e romanis perderam vidas em Jasenovac, que era comandado pelo regime Ustaše que governava a Croácia. A construção de concreto foi projetada pelo arquiteto Bogdan Bogdanović e foi, em suas palavras, “criada para representar a superação do sofrimento e da insanidade.”
Ruínas de Delfos, Grécia
Delfos é o antigo santuário ao sul do Monte Parnaso que já foi o centro das decisões políticas da Grécia. Foi lá onde reinou supremo o venerado Oráculo de Delfos. Dizem que este oráculo (a Pítia) era um elo entre a humanidade e o mundo espiritual, e que falava em enigmas enquanto proferia gases alucionógenos que fascinavam e encantavam.
As ruínas dos dias de hoje ecoam o o auge de Delfos, em contraste com uma paisagem de fundo verde. Não por acaso, é uma área considerada Patrimônio Mundial da UNESCO.
Escultura de Franz Kafka, Praga, República Tcheca
Franz Kafka foi um dos grandes literários de Praga. Uma alma atortmentada e afetada pela depressão durante grande parte de sua vida adulta, Kafka era conhecido por sua personalidade mercurial. Esses traços são refletidos na estrutura espelhada de vários níveis, em formato de uma cabeça, projetada pelo artista David Černý. Cada um de suas 42 camadas gira individualmente, com o auxílio de um sistema de engrenagem inspirado pelo famoso relógio astronômico de Praga.
Mosaicos de Paphos, Chipre
Os Mosaicos de Paphos são um tributo às lendárias vidas de divindades, heróis e vilões da Grécia Antiga. Não deixe de dedicar bastante tempo para apreciar essas obras impressionantes e suas histórias curiosas. Enquanto estiver na área, explore o vilarejo vizinho de Kouklia, onde pode-se encontrar os resquícios do Templo de Afrodite, a deusa olímpia da beleza, amor e procriação.
Casa do Gato, Riga, Letônia
Diz a lenda que na Riga do século 14, entrar na Great Guild (uma associação medieval de artesãos e mercadores) era considerado uma honra. Ser esnobado, porém, era algo absolutamente insultante. Um descontente morador de Riga decidiu expressar seus sentimentos colocando dois gatos negros no topo do prédio.
O olhar maligno dos gatos, que espreitam do alto do edifício, provocou seus membros que lutaram para removê-los. Os gatos acabaram virados em outra direção, mas seguem no alto do prédio até hoje. É bem possível que você escute outras versões da história dos gatos se perguntar pela cidade.
Castelo Esch-sur-Sûre, Luxemburgo
As ruínas do Castelo de Esch-sur-Sûre pairam sobre a cidade homônima e exalam uma aura de conto de fadas. Dos idos de 920, o castelo foi originalmente ocupado por inúmeros condes. Depois, caiu em mãos de plebeus, que moraram até por volta de 1800. Visite as ruínas escuras onde uma cintulante sequência de iluminações dá uma cara ainda mais sobrenatural.
Pesquise passagem para Luxemburgo
Popeye Village, Mellieħa, Malta
O filme Popeye de 1980, dirigido por Robert Altman e estrelado por Robin Williams, nunca chegou de fato a usar esse elaborado cenário, cujas construções incluíram um quebra-mar de 76 metros instalado ao redor da Anchor Bay para protege-la. Os moradores de Mellieħa decidiram depois transformar o local em um parque temático para os jovens de idade ou de coração. Não deixe de aproveitar as praias de areia e a bela natureza do norte da ilha.
Pirâmide de Austerlitz, Woudenberg, Holanda
Inspirada na Pirâmide de Khufu, em Giza (Egito), a Pirâmide de Austerlitz original acabou dilapidada pouco tempo depois de sua construção. Uma extensa restauração nos anos 2000 acabou por reerguê-la significativamente. O exército francês foram os arquitetos originais envolvidos na construção da pirâmide em 1804. Dois anos depois, foi nomeada para comemorar a vitória de Napoleão na batalha de Austerlitz. Pode-se chegar ao topo do icônico obelisco por entre a pirâmide escalonada e cheia de grama.
Pesquise passagem para Utrecht
Most SNP, Bratislava, Eslováquia
A maior ponte suspensa de uma só torre de alta tensão do mundo cruza o Danúbio com muito estilo. Completada em 1972, a MOST SNP é famosa por seu restaurante com formato de disco voador, instalado no alto de seu pilar – daí o apelido de “ponte UFO” (ou ponte OVNI). ‘MOST SNP’ foi o nome original dado à ponte em homenagem ao movimento de resistência contra o poder nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Pesquise passagem para Bratislava
Ilha e Castelo de Bled, Eslovênia
Toda a região de Bled, na ponta norte da Eslovênia, é puro encanto. Em seu centro está o Lago Bled – um cintilante corpo d’água escondido entre montanhas e mata densa. Não deixe de passar no Castelo de Bled, a imponente construção em um precipício às margens do lago. E, se puder, cruze o lago de de barco até a ilha de Bled: você será recebido por uma incrível igreja gótica – e não deixe de tocar seus sinos para trazer boa sorte.
Pesquise passagem para Ljubljana