As produções de TV vivem uma era de ouro. Seja o seu gosto mais para fantasia, história ou suspense, tem pelo menos uma série nova estreando praticamente toda semana. Mas o que nos fazer voltar e continuar assistindo-as? Talvez a história que prende a nossa atenção, os personagens que amamos (ou amamos odiar) ou as coisas que nos fazem relacionar a elas.
Talvez o que você não saiba é que muitos dos criadores de TV hoje em dia preferem rodar em locação, ao invés de em estúdio, o que significa que você pode de fato ver de perto esses lugares por conta própria!
A seguir, você curte um guia com as locações de filmagens de algumas das séries de TV mais populares da atualidade.
Narcos – Medellín, Colômbia
Em 2015, Netflix lançou Narcos, uma produção exclusiva de 10 episódios sobre a ascensão e queda do colombiano e rei da cocaína, Pablo Escobar. A série conta a vida de Escobar a partir do final dos anos 1970, enquanto a segunda temporada foca na guerra das drogas que atingiu o país. Narcos ganhou muitas críticas positivas e tornou-se um hit mundial, incluindo elogios aos seus atrativos visuais.
Depois de décadas de guerra civil, a Colômbia melhorou e muito sua segurança quanto ao turismo e hoje recebe mais de 2,5 milhões de visitantes todos os anos. Medellín deixou de ser infestada pelo crime e tornou-se um polo desenvolvedor e inovador. Tais inovações incluem o Parque de los Pies Descalzos, parque público onde crianças e adultos são convidados a caminhar descalços em diferentes superfícies; ou a eco-árvore, uma estrutura high-tech de observação que purifica o ar.
Curioso sobre a região onde Escobar costumava comandar seu “negócio”? Pegue o bondinho até Comuna 1, um subúrbio para a classe trabalhadora que hoje abriga o centro comunitário e artístico Parque Biblioteca España, composto por três prédios que lembram imensas rochas pretas.
Top of the Lake – Glenorchy, Nova Zelândia
Quando Top of the Lake foi lançado em 2013, ganhou diversos prêmios e críticas como “incrivelmente produzido”, “emocionante” e “uma obra-prima”. O drama de sete episódios comando por Jane Campion focaliza na detetive Robin Griffin que, ao retornar para sua remota terra natal na Nova Zelândia, chamada Laketop, começa a investigar o desaparecimento de uma adolescente grávida de 12 anos.
A neozelandesa Campion filmou a minissérie em locação, e escolheu o isolado assentamento de Glenorchy para passar-se pela fictícia Laketop. Localizada a uma hora de Queenstown, Glenorchy fica na ponta norte do Lago Wakatipu e graças a sua incomparável beleza, já atraiu diversas equipes de filmagem, incluindo a da série cinematográfica O Senhor dos Anéis.
Glenorchy atrai todo tipo de visitante. Se você está à procura de um lugar tranquilo para contemplar a natureza, essa é a sua pedida. Nadar na Lagoa Glenorchy, pescar no Lago Wakatipu ou fazer longas caminhadas são algumas das coisas para fazer por lá. Para os que curtem adrenalina, pode-se andar de parapente, fazer windsurfe e skydive.
Westworld – Utah, EUA
Um dos hits recentes da HBO, Westworld é um remake do filme homônimo de 1973 que conta a história de um parque de diversões com temática do velho-oeste, habitado por robôs que parecem humanos, sem controle de suas próprias vidas e sobre os humanos reais. A série tem uma vibe dark e densa, mas a beleza da fotografia é um dos pontos altos da produção.
O criador Jonathan Nolan tentou seguir os clássicos westerns de John Ford, inspirando-se nas paisagens dramáticas de Utah, local que ele mesmo chama de “incrível e exclusivamente americano”.
As montanhas e formações rochosas de Castle Valley e Fisher Valley, a leste de Utah, aparecem bastante na série. Ambas as locações ficam próximas a Moab, ponto perfeito para explorar os Arches e o Parques Nacionais Canyonlands. Algumas das mais impressionantes torres de calcário, mesas coloridas e arcos naturais podem ser encontrados por lá, criando uma paisagem mágica e mística, e difícil de encontrar em outro local.
A beleza dessas maravilhas geológicas são bem sintetizadas pelos seus apelidos poéticos: Devil’s Garden (Jardim do Diabo), The Three Gossips (As Três Fofocas), Dead Horse Point (Ponto do Cavalo Morto), entre outros.
Leia mais: Uma road trip pela região de cânions dos EUA
Game of Thrones – Croácia, Irlanda, Islândia, Marrocos
A monumental obra-prima “A Song of Ice and Fire” (Crônicas de Gelo e Fogo) de G.R.R. Martin tornou-se um fenômeno mundial quando o canal HBO decidiu levar o mundo dos Westeros para as telas de TV em 2011. Passado em um mundo fictício que lembra a Idade Média, a série segue diversas famílias nobres lutando pelo Trono de Ferro, a maior posição de poder.
Game of Thrones cobre um mundo fantástico com climas e culturas variados, e para traduzir tudo isso na telinha, os criadores filmam tudo em locações diversas, principalmente Islândia, Croácia, Marrocos e Irlanda do Norte.
Queira você sentir-se na pele de Jon Snow e descobrir a famosa Ring Road na Islândia, ou fazer um tour pela terra dos dragões também conhecida como as cidades marroquinas de Essaouira e Ait-Ben-Haddou, aventura é o que não faltar. Mergulhe no mundo de disputas de poder e conspirações da capital dos Westeros também conhecida como a cidade medieval croata de Dubrovnik. Caminhe pelas ruas estreitas de pedras na Cidade Velha, aprecie as espetaculares vistas do Mar Adriático e encante-se com a arquitetura com séculos de história.
Ficou hipnotizado com a longa fila de árvores imponentes de Kingsroad? Viaje para as Dark Hedges da Irlanda do Norte e ande lado ao lado de faias de mais de duzentos anos.
Atlanta – Atlanta, EUA
Uma das séries mais aclamadas de 2016, Atlanta segue a vida de Earn, interpretado pelo criador, músico e ator Donald Glover – um ex-universitário que passa a ser empresário do seu primo rapper Paper Boi. Glover criou uma narrativa visual da cena de rap, da cultura de celebridades e da própria cidade de Atlanta. Não é surpresa então que o seriado é todo filmado em locação.
Atlanta, a cidade mais populosa do estado norte-americano da Geórgia, foi coroada pelo jornal The New York Times como o “centro de gravidade do hip-hop”, e a fama realmente se justifica. De lá, saíram artistas multipremiados como Outkast, T.I., Ciara, Cee Lo Green e Usher, e não faltam lugares incríveis para ouvir hip hop, R&B, jazz ou indie rock de qualidade. Experimente, por exemplo, Drunken Unicorn, Apache Cafe ou Smith’s Olde Bar.
Mas Atlanta não vive só de música. Há muita história, cultura e gastronomia para explorar por lá. Viviste a casa da infância de Martin Luther King; passeie pela Atlanta BeltLine, um antigo corredor ferroviário transformado em espaço público de artes; e termine com um jantar típico do sul americano no South City Kitchen.
The Bridge – Dinamarca e Suécia
Logo que a série policial/suspense dinamarquesa-sueca Broen/Bron (The Bridge) foi lançada em 2013, rapidamente tornou-se um hit das terras escandinavas. A série mostra dois detetives policiais, um de cada lado de Øresund (o estreito que liga Dinamarca e Suécia), que investigam assassinatos entre a fronteira dos dois países.
A série foi filmada em Copenhagen e Malmö, tendo a Ponte Øresund como elemento de conexão. Misto de ferrovia e estrada de oito quilômetros, Øresund é maior ponte do gênero na Europa. Você pode cruzar de carro ou trem, ou ir de bicicleta até Lernacken, um excelente ponto de vista da ponte, localizado a sudoeste de Malmö.
Entre as tantas e interessantes locações de filmagem, destaque para Blågårdsgade, uma rua para pedestres localizada no coração de Nørrebro, o bairro mais etnicamente diversificado de Copenhagen. A rua está sempre fervendo, a qualquer hora do dia – seja com os estudantes tomando café durante o dia, seja com moradores fazendo compras nas feiras, seja com profissionais da área tomando uma cerveja depois do trabalho.
Quer mergulhar de verdade no mundo escandinavo que aparece nas séries de TV? A empresa Nordic Noir Tours promove tours especializados por Copenhagen e Malmö.
Peaky Blinders – Liverpool, Reino Unido
O drama de gângsters Peaky Blinders, da BBC, passa-se em Birmingham durante os anos que seguiram a Primeira Guerra Mundial, e segue as atividades da gangue de mesmo nome. Por precisar de locações de época, as filmagens ocorrem em sua maioria em Liverpool. Por causa de seus prédios e arquitetura marcante, Liverpool aparece nas principais locações externas do seriado.
Passeie pela Rodney Street e encante-se com a arquitetura georgiana, ou caminhe pela Powis Street para imaginar como os casarões abandonados ganharam vida como bairros sem lei. A propriedade Croxteth Hall, do século 16, também aparece na série. Um dos locais históricos mais importantes de Liverpool, o espólio inclui uma fazenda em funcionamento, um jardim vitoriano e uma reserva natural – todas abertas ao público e perfeitas para um dia longe da cidade.
Faça um tour guiado pelas locações de filmagem em Liverpool e aprenda mais sobre a gangue Peaky Blinders e a história de Liverpool.
Girls – Nova York, EUA
A dramédia nova-iorquina de Lena Dunham foca em um grupo de jovens mulheres às voltas com empregos, namorados, festas, amizades e os desafios de morar em Nova York. Depois da sexta temporada em 2017, será hora de dar adeus a Hannah, Shoshanna, Marnie e Jessa. Vai ser fácil guardar Girls no mesmo universo de Sex and the City, mas as moças de Girls nem de perto vivem as vidas de luxo das mulheres da série dos anos 1990. E pode-se ver bem essa diferença nas locações da série.
As quatro personagens principais vivem e deslocam-se essencialmente pelo Brooklyn, e quase toda a série foi rodada em locação, então vai ser fácil de encontrar a maioria dos lugares. Tome um latte cremoso no Café Grumpy em Greenpoint – local de trabalho de vários personagens. As livrarias independentes do Brooklyn, Book Thug Nation e Spoonbill & Sugartown, também aparecem na tela com frequência. Se quiser achar a “melhor festa de todas” em Bushwick, fique de olho no Bushwick Daily.
As personagens às vezes circulam também fora do Brooklyn, e passam pelos bares e casas de arte de Manhattan, como o Tom & Jerry’s 288 Bar, a galeria de arte Lehmann Maupin e o teatro interativo Sleep No More.