2016 foi o ano em que as praias cubanas encheram o Instagram de muita gente e muitos dos seus amigos mais viajados ficaram postando sobre suas viagens incríveis para a Lagoa Azul na Islândia. É assim mesmo: todo ano têm certos destinos que se destacam e todo mundo só fala deles – mas que tal saber para quais lugares viajar antes que eles fiquem lotados de turistas, mais caros e, sinceramente, menos cool?
A gente analisou os países pelo mundo para ver quais os destinos que já vêem um número crescente de visitantes e vão acabar se tornando “os” destinos para visitar nos próximos anos. De acordo com um estudo recente da UNWTO, esses países vêm percebendo um pico crescente de visitantes internacionais desde 2010, e tendem a tornarem-se mais e mais populares a cada ano.
Então, antes que o burburinho se espalhe, fica a dica para você adicionar esses lugares para os seus planos de viagem em 2017. Veja antes de todo mundo o porquê de tanto hype…
Myanmar (Birmânia)
O turismo em Myanmar, ou Birmânia, vem crescendo lentamente desde que abriu as portas para os visitantes em 1992. Os viajantes curiosos vêm descobrindo cada vez mais esse país do sul da Ásia, que viu um aumento de quase 500% de visitantes internacionais entre 2010 e 2015*.
Um dos sítios arqueológicos mais ricos da Ásia é a encantadora cidade de Bagan, lar da maior coleção de templos e ruínas budistas dos séculos 11 e 12. Rastros da história de Myanmar podem ser encontrados nas profundezas das Cavernas Pindaya, um local sagrado de peregrinação budista, onde milhares de imagens de Buda alinham-se do chão ao teto. Myanmar também possui belas praias, cada uma com seu próprio charme. Com nome inspirado na italiana Nápoles, a praia de Ngapali ostenta águas turquesas e areias branquinhas, e é das mais populares do país. Mais ao sul, você encontra Ngwesaung, conhecida por seu estilo descontraído, com moradores pescando nas margens.
Encontre passagem para Myanmar
Sri Lanka
Considerado um paraíso perdido por muitos viajantes, o Sri Lanka e sua paisagem fenomenal é coberto por florestas tropicais, montanhas imponentes e uma vastidão de lindas planícies. Bem próximo da vizinha Índia, essa terra em forma de lágrima é um mundo à parte com seu povo e denominações únicos. Os resquícios restaurados do Reino de Anuradhapura, o primeiro reinado da antiga Sri Lanka e uma das cidades continuamente habitadas mais antigas do mundo, é uma das tantas cidades sagradas entre os budistas. Fora de seus templos e palácios históricos, Colombo – a fervilhante capital do Sri Lanka – é uma mistura de paraíso das compras de luxo e das festas. Por vezes caótico, o Mercado de Petah tem de frutas frescas a roupas em atacado. Uma alternativa mais tranquila é o imenso parque público Viharamahadevi, ideal para caminhar tranquilamente e apreciar a natureza.
Encontre passagem para Sri Lanka
Paraguai
Espremido entre Brasil, Argentina e Bolívia, o Paraguai está acostumado a ser esnobado em favor de seus primos sul-americanos. Se lhe faltam praias e boas ondas, sobra história, vida selvagem exuberante e sua própria identidade cultural.
Conhecida como a “Mãe das Cidades”, a capital Assunção foi uma das primeiras cidades a ser estabelecidas pelos exploradores europeus, e foi base para futuras expedições coloniais pela América do Sul. Hoje, tornou-se um centro de artistas locais de pop art e surrealismo, representados nos museus, galerias e instituições independentes da cidade.
As incríveis Missões Jesuíticas do Paraguai, consideradas Patrimônio da UNESCO, já serviram de centros para integrar as populações guarani com a fé cristã. Suas ruínas estão entre as criações religiosas mais impressionantes do mundo, e estão quase pouco cheias de turistas, ainda que o turismo no Paraguai tenha crescido 161% nos últimos cinco anos*.
Leia mais: 12 destinos baratos na América do Sul para visitar em 2017
Encontre passagem para Paraguai
Tajiquistão
Os fãs de caminhadas e escaladas já têm um destino certo para a próxima viagem: o Tajiquistão. Trata-se de um paraíso para os amantes da natureza, com suas montanhas imponentes, lagos cor de azul turquesa e vilarejos rurais dos mais charmosos. Depois de escalar a geleira Fedchenko, a maior do mundo, conheça os locais ficando em um “yurt” tradicional, onde você será recepcionado com a hospitalidade típica e com uma cozinha das mais autênticas. É possível ver traços das influências chinesas, árabes e russas pelo país. A atual República do Tajiquistão tem apenas 23 anos de idade, mas a rica história e cultura ganham vida nas mesquitas medievais, castelos e prédios em estilo soviético. O Tajiquistão também possui algumas das pinturas em cavernas neolíticas mais antigas do mundo, dos idos de 6.500 a.C, que são quase impossíveis de encontrar sem a ajuda de um motorista ou um guia!
Encontre passagem para Tajiquistão
Japão
O misto de santuários e templos históricos com a moderna e inovadora arquitetura e tecnologia fazem do Japão um país fascinante tanto em tradição quanto futuro. Não é à toa que o país viu seu turismo crescer quase 130% desde 2010 – o Japão é um país cheio de contradições empolgantes, desde navegar por entre as multidões caóticas no metrô de Tóquio, até encontrar a paz interior nos jardins zen de Quioto. Nenhuma viagem ao Japão é completa sem um passeio no Shinkansen, o trem-bala de altíssima velocidade. No entanto, se você pensa em fugir das grandes cidade e explorar o interior menos turístico, alugar um carro pode ser a melhor opção. Dica: a Estrada de Laputa é uma famosa rota localizada na parte sul de Kyushu, conhecida por seus caminhos lindos e ventosos.
Palau
Bem a sudeste das Filipinas, o país insular de Palau é formado de centenas de ilhas menores completamente rodeadas de águas azuis cristalinas. A atração mais famosa de Palau, as Rock Islands estão entre os melhores destinos do mundo para mergulhar, fazer snorkel e andar de caiaque. A ilha de Eil Malk é uma das maiores de Rock Islands e é onde está o Jellyfish Lake, um lago isolado de água salgada que graduamente tornou-se inteiramente cortado pelo oceano séculos atrás. Os nadadores mais corajosos arriscam-se em um mergulho entre as milhares de águas-vivas translúcidas (e sem ferrão) que ocupam o lago. Perto da ilha principal de Koror, fica a lagoa da Via Láctea, onde pode-se fazer tomar um banho de lama terapêutico e 100% natural. Muitos dizem que os poderes de cura da lama deixam qualquer um 10 anos mais jovem – por isso é tão comum ver banhistas cobertos da lama branca e turva da cabeça aos pés.
Taiwan
Com um mix eclético de influências chinesas, ocidentais e japonesas, Taiwan é um país cheio de surpresas agradáveis. Graças a sua localização ao longo da costa ocidental da Círculo de Fogo do Pacífico, as paisagens de Taiwan variam de picos e montanhas imponentes até vales inalcançáveis e ilhas dispersas. Uma das capitais mais legais e subestimadas da Ásia, Taipei é das mais vibrantes. Dos animados bares de karaokê aos restaurantes temáticos, até mercados noturnos com lojas e tendas de comida de rua, sempre há algo novo para descobrir em cada esquina. A cena gastronômica de primeira linha em Taipei é focada essencialmente nos petiscos e lanchinhos. Iguarias como os bolinhos “gao” recheados de carne de porco, franguinho frito e bowls de sopa de carne apimentada podem muito bem ser devorados em uma sentada!
Macedônia
Um dos maiores reinos sob o comando de Alexandre o Grande, a República da Macedônia já foi o país mais poderoso do mundo. Em 2014, a capital Skopje passou por uma renovação completa, com o intuito de valorizar a história e cultura únicas do país. Novos prédios neo-clássicos e centenas de estátuas apareceram pela cidade, mas o bairro do Velho Bazaar continua sendo um dos locais mais adorados para visitar na cidade. Durante os meses de verão, os moradores vão para Ohrid, uma tranquila cidade-resort rodeada de montanhas, com suas ruas de pedras e cafés à beira do lago. Além de ser um dos lagos mais antigos e fundos de toda a Europa, o Lago Ohrid também abriga vários e impressionantes mosteiros e igrejas da era bizantina. Outro segredo bem-guardado é a área de Demir Kapija que leva para a região vinícola do país, onde estão pelo menos 80 vinicolas registradas da Macedônia.
Encontre passagem para Macedônia
Romênia
De charmosos vilarejos e cidades movimentadas, a regiões montanhosas e praias ensolaradas, a paisagem diversificada da Romênia tem algo para agradar a qualquer tipo de viajante. A uma curta viagem de Sibiu, uma das cidades mais visitadas da Transilvânia, fica o Museu Astra da Civilização e do Folcore. É um dos maiores museus a céu aberto da Europa, onde pode-se aprender sobre casas e prédios autênticos romenos e ver como era o passado da Transilvânia. Sibiu também sedia diversos museus e possui uma vida noturna badalada, e é o melhor local de partida para uma viagem bate-volta até Alba Iulia, a maior e mais impressionante cidadela da Romênia. Poucos viajantes sabem, mas a Romênia também ostenta ótimas águas termais naturais e spas. Perto da fronteira com a Hungria, em Bihor, fica o Baile Felix, o maior resort/spa da Romênia, aberto o ano todo. As águas terapêuticas ricas em minerais são famosas por aliviar os efeitos de certas doenças e ajudar no bem-estar.
Encontre passagem para Romênia
Filipinas
Quilômetros e quilômetros de praias de areia branca e hospedagens à beira-mar bastante acessíveis são apenas algumas das razões que fizeram o turismo nas Filipinas aumentar em mais de 50%* nos últimoa anos. Caixões pendurados são um dos mistérios de Sagada, cidade situada a quase nove horas ao norte de Manila. Dizem que os caixões novos e antigos são postos no alto das rochas para levar os mortos mais rápidos para o céu. Em terra firme, siga para para a famosa caverna Sumaguing, onde é possível ver os terraceamentos de arroz de Kapay-aw, cujos campos são tão bonitos quanto aos mais famosos de Banaue. Uma das poucas lembranças do século 16 nas Filipinas é a cidade colonial espanhola de Vigan. As lindas ruas de pedras e as carruagens puxadas por cavalos que desfilam por esse Patrimônio da UNESCO já foram um importante posto comercial e centro político e religioso do poder espanhol.
Encontre passagem para Filipinas
Montenegro
Com suas montanhas, cânions e lindas praias, e uma das poucas florestas tropicais restantes no continente, o pequeno país bálcã de Montenegro tem cara de cartão-postal, com paisagens deslumbrantes para onde quer que se olhe. A joia da coroa, claro, é Baía de Kotor. O fiorde de cor azul cobalto é rodeado por montanhas imponentes e vilarejos que parecem saídos de um conto de fadas. Para ver melhor as típicas casinhas com telhado em terracota, suba até o alto do Castelo de São Giovanni, de onde poderá apreciar toda a beleza desse lugar espetacular.
Encontre passagem para Montenegro
Não deixe de ver de perto esses destinos em 2017 antes de todo mundo!