preloaddefault-post-thumbnail

Todo mundo já viu eles pelo caminho durante as viagens – lojas vendendo os mesmos souvenirs, aqueles que você de fato não precisa e que pouco têm a ver com o lugar que você está visitando.

Por que não então evitar comprar mais um imã de geladeira ou chaveirinho, e levar um autêntico souvenir que reflete a cultura e a história do local? A seguir, veja um guia com as melhores lembrancinhas de viagem em 13 países pelo mundo.

Brasil

Souvenir para enfeitar e dar sorte: as clássicas fitinhas do Bonfim

No mundo de hoje, é comum encontrar as mesmas coisas em todos os lugares – como por exemplo, as Havaianas, os chinelos favoritos de todo mundo. Com mais de meio século de história, as sandálias são parte fundamental da vida dos brasileiros. Então se você vai visitar alguém no exterior, não tem presente mais bacana (e útil) para levar e simbolizar o país. Para acompanhar as Havaianas, sempre vale também levar umas fitinhas do Senhor do Bonfim. Seja para usar como pulseira, seja para enfeitar chapéus, bolsas ou para decorar a casa, elas serão, além de um símbolo do Brasil, um belo gesto dos melhores desejos de boa sorte.

Encontre passagem para Salvador

Itália

Faça seu próprio tagliatelle com uma clássica máquina de massas italiana

Quem não gosta de uma boa massa? Especialmente daquelas fresquinhas e originais que se come durante as férias? Que tal então reproduzir essas delícias em casa? Só comprar uma das máquinas de “pasta” que todo italiano que se preza tem em casa.

Já os fashionistas não vão resistir ao chapéu Borsalino, que está de volta com tudo. O famoso chapéu do modelo fedora tornou-se popular no século 20, com seus materiais de qualidade e estilo inovador. Ideal para compor um clássico look italiano!

Leia mais: Uma road trip pela região da Toscana

Encontre passagen para Roma

Reino Unido

O “high tea” britânico não poderia ser mais convidativo e suntuoso

Quando estiver na Inglaterra, não vai demorar muito para entender por que eles adoram tanto o chá. O chá da tarde, ou o “high tea”, já foi considerado uma refeição completa entre o almoço e o jantar. Hoje é mais como um lanchinho caprichado, com sanduíches, bolos, doces e outras variações locais. Vai ser fácil reproduzir o “high tea” em casa, levando os utensílios corretos: de bules de chá aos pequenos coadores, existe uma infinidade de souvenirs dedicados ao chá para escolher. Não deixe, claro, de levar também alguns saquinhos de Yorkshire, o chá preto tradicional que os britânicos tanto amam.

Encontre passagem para Londres

França

A maravilhosa fragrância francesa Savon de Marseille

Lar de marcas como Chanel, Yves Saint Laurent e Christian Dior, os franceses conhecem como ninguém uma boa fragrância. Leve pra casa um perfume clássico como o Chanel No. 5 ou descubra perfumes artesanais e exclusivos entre os seus amigos, como Annick Goutal ou Frédéric Malle.

O universo da perfumaria vai além dos vidros de perfume, podendo incluir de sachês de lavanda de Provence até um sabonete artesanal Savon de Marseille.

Leia mais: Conheça mais sobre as regiões dos vinhos franceses

Encontre passagem para Paris

Suécia

O símbolo nacional da Suécia: o colorido cavalo Dala

Para ter em casa uma amostra do design sueco, que tal um icônico cavalo Dala? Todo sueco tem pelo menos um cavalinho na estante, e muitos colecionam vários deles. Criado originalmente como brinquedo, as miniaturas tornaram-se um símbolo nacional da Suécia. Você pode compar um baratinho nas lojas de turistas que vendem aos quilos, ou escolher um mais caprichado e esculpido a mão por artistas locais. Já que o estilo escandinavo ganhou fama mundial, que tal se inspirar nos suecos para caprichar no guarda-roupa? De marcas populares como H&M e Cos, às luxuosas Acne Studios e Tiger of Sweden, é só escolher as peças que mais agradem seu perfil fashion e voltar pra casa arrasando.

Encontre passagem para Estocolmo

Espanha

Ninguém resiste comprar as esculturas de porcelana Lladró na Espanha

É fácil se apaixonar pela Espanha: a comida, o artesanato, as cores vibrantes… e tanta coisa bacana para levar pra casa e criar o seu próprio cantinho espanhol.

As esculturas de porcelana Lladró são adoradas no país, e vêm em várias opções – dançarinos de flamenco, anjinhos, bailarinas, jogadores de baseball, cachorros e por aí vai. Ou seja, de tudo um pouco para decorar a estante da sua casa.

Para inspirar-se no look espanhol, leve pra casa um colorido leque para o verão ou uma capa de lã para o inverno. Pensando em se arriscar em uma paella no próximo jantar com os amigos? Leve uma panela típica para cozinhar paella – só cuidado com o excesso de bagagem!

Leia mais: As melhores comidas espanholas

Encontre passagem para Madrid

México

Que tal dar um up na sua casa com um tradicional tapete mexicano?

Souvenirs como miniaturas de burros vestidos de ponchos e sombreiros estão em todos as esquinas do México, e vai ser irresistível sair de lá sem pelo menos um. Com uma vasta história em artesanato, escolha objetos de boa qualidade e que representem a rica herança cultural dos mexicanos. Outras opções incluem os coloridos tapetes de lã, as máscaras representando anjos ou demônios, e objetos da famosa cerâmica Barro Negro.

Passagem para Cidade do México

Marrocos

As luminárias marroquinas vão encher de charme a sala da sua casa

Você se perdeu em meio às ruas das medinas do Marrocos; ficou enfeitiçado pelos aromas dos mercados de especiarias; e passou belos momentos provando o chá de menta. As férias acabaram, mas você continua sonhando com as noites do Marrocos? Leve pra casa algumas lembranças da viagem inesquecível e traga consigo um pouco daquela atmosfera mágica! Leve, por exemplo, seu próprio pote de tagine e aprenda como preparar aqueles deliciosos pratos africanos. Também leve os temperos e especiarias para deixar seus convidados curiosos e encantados com tanto sabor. Páprica e açafrão são os mais populares entre os turistas, mas vale também levar um pouco de cúrcuma e cominho para deixar seu tagine perfeito. Se sobrar espaço na mala, não perca a chance de levar uma tradicional luminária marroquina e enfeite o quarto ou a sala da sua casa de uma maneira muito especial.

Encontre passagem para Marrakech

Portugal

Nada mais tradicional que os lindos azulejos de Portugal

Os azulejos estão entre os maiores ícones culturais de Portugal. Muitos viajantes adoram arrancá-los de paredes de prédios abandonados – algo curioso, mas prejudicial à arquitetura local – ou comprar exemplares originais das tantas lojinhas de rua espalhadas pelas cidades. Metade da demanda de cortiça do mundo vem de Portugal, então não é de espantar que os portugueses encontraram maneiras criativas de usar o material: de cartões-postais a carteiras, de joias a calçados, não deixe de levar um souvenir artesanal e super simbólico das terras portuguesas.

Encontre passagem para Lisboa

Dinamarca

A porcelana pintada à mão em Copenhagen é um clássico souvenir dinamarquês

Com muitos meses de chuva e tempo cinzento, os dinamarqueses passam bastante tempo dentro de casa, e por isso capricham na decoração e no conforto. Melhor para os visitantes, que terão um univero incrível de design e decoração pra levar pra casa. Itens clássicos como a porcelana Blue Fluted Plain da Royal Copenhagen e os candelabros Georg Jensen são lembrancinhas de viagem incríveis das terras escandinavas. A Dinamarca também é a terra original do Lego, então os pequenos vão se esbaldar na hora de escolher o presente de viagem.

Encontre passagem para Copenhagen

Japão

As bonecas artesanais Kokeshi são uma adorável lembrancinha do Japão © nSeika

Com uma tradição de muitos séculos, o artesanato do Japão oferece inúmeros exemplares para os visitantes levarem pra casa. Uma linda opção são as bonecas artesanais Kokeshi, feitas de madeira e pintadas de vermelho, preto e amarelo. Quer aperfeiçoar o manuseio do hashi? Leve um par original do Japão para a sua sala de jantar! Os “pauzinhos” japoneses são, em geral, menores e mais finos que no resto do mundo. São tradicionalmente feitos de bambu ou madeira e envernizados, e pode-se encontrar belos exemplares em cores escuras ou vibrantes, com inscrições japonesas ou estampas geométricas. Claro que também não vão faltar tentações eletrônicas por lá: certamente você achará algum equipamento que sequer sabia que existia e se tornará o seu mais novo sonho de consumo. Como um inalador a vapor, criado para aliviar sintomas de alergia ou resfriado.

Encontre passagem para Tóquio

Tailândia

O maior desafio na Tailândia vai ser escolher qual echarpe levar pra casa

Como levar pra casa um pedaço da colorida paisagem da Tailândia – praias de areia banquinha, selvas e campos de arroz? Bom, seria impossível, mas os echarpes de seda representam muito bem tudo isso.

Eles estão por toda parte: cor-de-rosa, vermelho, azul, verde, roxo, listrado, multicoloridos, com estampas florais e formas geométricas. Você rapidamente vai notar as pessoas usando as mesmas cores em determinados dias da semana: isso porque na Tailândia, acredita-se que traz sorte usar certas cores em certos dias. Nas terças, por exemplo, o rosa domina – além de ser a cor de sorte do dia, é também a cor do rei, que depois de uma longo período doente, escolheu o roso como sua cor da sorte; o que fizeram também muitos de seus súditos.

Leia mais: As melhores ilhas da Tailândia

Encontre passagem para Bangkok

Austrália

Quem não ficaria feliz em ganhar uma opala negra australiana?

Austrália é uma rica fonte de opalas, uma linda pedra preciosa que vem em diferentes cores. Se você procura por um presente para alguém especial, escolha um belo pingente de opala ou um par de brincos. Com uma história de mais de 100 anos, as botas Ugg tomaram conta do mundo inteiro desde a metade dos anos 2000. Essas confortáveis botas unissex são orignais da Austrália e eram adoradas pelos surfistas por serem quentinhas. Se elas não fazem muito o seu esitlo, você tem a opção de escolher as pantufas Ugg, que também vão deixar seus pés sempre quentinhos.

Encontre passagem para Sydney

Sobre o autor

Olivia BurcheaDevoradora de livros e expert em relaxamento, Olivia é nossa Editorial Assistant (Assistente Editorial). Desde pequena, passava a maior parte do tempo lendo e frequentando livrarias. Quando não está mergulhada em um novo romance, ela pode ser vista tomando um café, andando de bike ou planejando a próxima viagem pela Europa ou Ásia. Os próximos destinos na lista dela são Japão e Itália.

Explore outros artigos