Ainda que fosse bem mais difícil viajar no passado, as pessoas ainda se movimentavam bastante, seja a trabalho, lazer ou peregrinação. E precisavam de um lugar seguro, uma refeição decente e uma cama quente para dormir. Alguns desses lugares passaram por períodos históricos turbulentos, mas ainda seguem de pé oferecendo acomodação e refeições, e sem deixar de dispor das comodidades do mundo moderno.
Planeje sua próxima viagem com uma estadia em um desses hotéis históricos e passe uma noite em meio à mais pura história!
Hotel Balzac – Paris, França
Recheado de história desde o início do século 19, o Hotel Balzac parece ter saído direto de um romance de época.
O prédio foi construído por um banqueiro francês para ser uma residência particular. Depois da morte do banqueiro, a propriedade mudou de mãos algumas vezes e, no processo, tornou-se um dos mais populares salons de Paris. Seu mais famoso residente foi, sem dúvida, o escritor francês Honoré de Balzac, que morou lá até sua morte, em 1850. A propriedade tornou-se um hotel em 1875.
Após uma recente forma, o local ainda exibe o esplendor original do século 19. As 13 suítes e 56 quartos são decorados em estilo neoclássico e com cores fortes, como bordô e azul. O hotel também sedia um o Restaurante Pierre Gagnaire, dono de três estrelas Michelin.
Aeroporto próximo: Paris Orly, 24km
Hōshi Ryokan – Komatsu, Japão
Em funcionamento há quase 1.300 anos, o Hōshi Ryokan é um dos hotéis mais antigos do mundo. Um “ryokan” é um tipo tradicional de pousada japonesa, que serve aos viajantes pelas estradas do Japão. O ryokan geralmente vem com quartos com tatames e banhos comunitários.
Localizado na costa do Mar do Japão, o hotel abriu suas portas em 718 e desde então vem sendo administrado pela mesma família por 46 gerações. Diz a lenda que seu fundador, um monge budista, recebeu uma mensagem de um deus para revelar uma fonte de água termal no vilarejo próximo. Depois de localizar a fonte, o monge encontrou um morador para ajudá-lo a construir um spa ao redor, e assim foi criada a dinastia hoteleira.
Atualmente, o hotel tem espaço para abrigar até 450 hóspedes. A fonte de água termal ainda é uma de suas principais atrações – dizem que a água tem propriedades de cura.
Aeroporto próximo: Komatsu, 14km
Zum Roten Bären – Freiburg im Breisgau, Alemanha
Na margem oeste da Floresta Negra, mais precisamente na cidade de Freiburg im Breisgau, está o Zum Roten Bären (Ao Urso Vermelho), um hotel cuja história vem do século 12.
Situado na parte antiga da cidade, o hotel é operado pelo 51o proprietário “urso”. Ao longo de sua história, os proprietários enfrentaram diversas mudanças políticas e sociais: revoltas estrangeiras, a ascensão e queda dos sindicatos, a transição entre um e outro governante , e muitas doenças que infestaram a Idade Média.
Mesmo tendo sido parcialmente destruído durante a Segunda Guerra Mundial, o prédio mantém sua fachada histórica, com seu brasão de armas estampado no fundo cor-de-rosa.
Aeroporto próximo: Basel-Mulhouse-Freiburg, 76km
Omni Parker House – Boston, EUA
A história do Omni Parker House é um clássico conto de ascensão social. Em 1825, um jovem de nome Harvey Parker chegava a Boston. Os hotéis ainda não existiam nos EUA: os viajantes ficavam em tavernas – tudo muito simples, e quase sempre frequentado apenas por homens. Harvey não tinha dinheiro algum, então conseguiu um emprego de cocheiro. Com suas economias, comprou um restaurante, e depois de anos de sucesso, comprou a propriedade que viria a se tornar o atual Omni Parker House. Originalmente chamado de Parker House Hotel, o local abriu suas portas em 1855.
Ao longo do tempo, o hotel já hospedou diversos políticos, escritores e atores importantes. Charles Dickens fez sua primeira leitura na América lá. Foi lá também que John F. Kennedy anunciou sua candidatura para o Congresso. O hotel também criou a Boston Cream Pie, a sobremesa oficial do estado de Massachusetts.
Atualmente, o hotel dispõe de 551 quartos e suítes e três diferentes restaurantes.
Aeroporto próximo: Boston Logan, 5,5km
Hospede-se no Omni Parker House
The Olde Bell – Hurley, Inglaterra
The Olde Bell, localizado no interior inglês, a apenas uma hora de carro de Londres, não é exatamente a sua hospedagem tradicional. Fundado em 1135, o hotel é composto de vários prédios históricos, funcionamento como uma vila. A estalagem principal é reservada para moradores e hóspedes, enquanto os prédios adjacentes atendem a eventos privativos.
O local conta com vários espaços abertos: dá para almoçar ao ar livre na Summer Kitchen, fazer um picnic no jardim ou tomar um taça de vinho nos campos floridos. Não pode faltar também uma boa caminhada: explore os jardins do Kitchen Gardens para ver as frutas e legumes sendo cultivados, ou passeie à beira da pequena parte do Rio Tâmisa ali perto.
Por causa de sua proximidade com os Pinewood Studios, é comum ver celebridades por lá, e até usando o local como cenário para filmes.
Aeroporto próximo: London Heathrow, 30km
Hotel Interlaken – Interlaken, Suíça
Loccalizado em uma planície entre dois lagos e rodeado de montanhas, Interlaken é um resort de férias suíço que tornou-se popular nos anos de 1800 e atraiu artistas, compositores e escritores famosos. Dois deles, o poeta inglês Lord Byron e o compositor alemão Felix Mendelsohn, visitaram Interlaken e deixaram suas marcas em um dos hotéis mais antigos da cidade, o Hotel Interlaken.
Originalmente um claustro, o Hotel Interlaken foi mencionado pela primeira vez como uma pousada em 1323. Passou por uma complexa renovação em 1491, quando recebeu seu brasão de armas, que até hoje é visível na sua fachada.
As reformas mais recentes trouxeram de volta ao hotel seu elevado padrão, mas sempre mantendo o visual original.
Aeroporto próximo: Berna, 51km
Hospede-se no Hotel Interlaken
Pera Palace Hotel Jumeirah – Istambul, Turquia
Mergulhe em um mundo de opulência de antigamente. O Pera Palace Hotel abriu suas portas em 1892 e foi construído para atender aos ricos viajantes europeus do Expresso Oriente. O arquiteto inspirou-se na arquitetura parisiense, mas adicionou alguns toques locais, para que os hóspedes imediatamente sentissem-se em casa ao mesmo tempo em que descobriam um novo mundo.
O local passou por uma extensa restauração em 2010, mas a maioria do design original foi mantido. Além do lobby, o Kubbeli Saloon Tea Lounge é um lindo exemplar da era da Belle Époque: tons de cor de vinho, preto e dourado criam um efeito de realeza. Olhe pra cima e encante-se com os seis pequenos domos que ilustram o teto.
Durante sua existência, várias personalidades hospedaram-se no Pera Palace, dentre elas a escritora Agatha Christie. Supostamente, foi durante uma estadia lá, aliás, que ela teria escrito seu famoso romance “Assassinato no Expresso Oriente”.
Aeroporto próximo: Atatürk, 20km
Hospede-se no Pera Palace Hotel
Fleischer’s Hotel – Voss, Noruega
Um construção em estilo suíço em meio ao paraíso natural norueguês que é Voss, o Fleischer’s um hotel familiar que já hospedou reis, rainhas e príncipes ao longo de sua história.
Com o dinheiro da venda da Igreja Voss que era parte da propriedade de sua família, o fundador Fredrik Lyth Ørum Fleischer inaugurou o hotel em 1864. Focando na hospitalidade aliada a uma locação incrível com direito a montanhas cobertas de neve, densas florestas verdes e lagos espetaculares, o Fleischer’s Hotel rapidamente tornou-se um espaço popular entre aristocratas e viajantes comuns.
Hoje, após várias reformas, o hotel dispõe de 110 quartos, dois restaurantes, um bar, um terraço e diversas instalações para tratamentos de spa.
Aeroporto próximo: Bergen, 100km
Hospede-se no Fleischer’s Hotel
Belmond Grand Hotel Europe – São Petersburgo, Rússia
Bem no coração da metrópole de São Petersburgo, está o famoso Belmond Grand Hotel Europe.
Originalmente construído como três prédios individuais, o hotel abriu suas portas em 1830 depois que o arquiteto italiano Carlo Rossi uniu os edifícios sob uma elegante fachada. O hotel já passou por diversas renovações, e serviu inclusive como orfanato e hospital durante períodos de guerra.
Hoje em dia, o espaçoso interior segue o estilo Art Nouveau, sediando três restaurantes, um café e um bar. A gastronomia aqui é do mais alto padrão: de jantares de cozinha asiática, com direito a caviar e champagne, até um chá da tarde com chocolates produzidos na fábrica própria do hotel.
O Belmond também já hospedou nomes ilustres, e alguns dos hóspedes foram homenageados. Há 10 suítes históricas, cada uma dedicada a uma personalidade que frequentava o hotel regularmente, tais como a Suíte Dostoevsky, a Suíte Romanov e a Suíte Pavarotti.
Aeroporto próximo: Pulkovo, 20km
Hospede-se no Belmond Grand Hotel
Parador de Santiago (Hostal dos Reis Católicos) – Santiago de Compostela, Espanha
Parador de Santiago – ou Hostal dos Reis Católicos – fica bem no final da famosa rota de peregrinação do Caminho de Santiago de Compostela.
No final do século 15, os monarcas católicos Ferdinando e Isabel saíram em trilha de peregrinação e, ao completá-la, decidiram melhorar sua infraestrutura. Assim, em 1499, o Hostal foi inaugurado para receber todos os peregrinos, como um local para recuperar da intensa etapa de peregrinação. Havia ainda médicos, enfermeiros e padres a postos e todos os serviços eram gratuitos. Bem diferente, claro, da realidade 5 estrelas do Hostal de hoje.
O prédio possui uma imponente fachada Plateresca, de frente para a movimentada Praça Obradoiro, enquanto seu interior exala tons do Renascimento Espanhol e Barroco: abóbadas, mobiliário vintage e obras de arte originais dos séculos 17 e 18.
Para seguir a longa tradição, os primeiros 10 peregrinos do dia que cruzam a entrada do Parador ganham um almoço gratuito.
Aeroporto próximo: Santiago de Compostela, 14km
Hospede-se no Parador de Santiago
Nørre Vissing Kro – Skanderborg, Dinamarca
As pousadas dinamarquesas “kro” vêm do século 13, quando um decreto real instituiu que deveria haver uma estalagem à beira da estrada a cada 40 quilômetros. Muitas existem até hoje, e são frequentemente encontradas em lugares isoladas, o que as torna uma opções perfeitas para férias no campo.
Pintado de azul claro, o Nørre Vissing Kro fica entre morros e pequenas florestas na costa leste da Jutlândia. Inaugurado em 1801, esse kro logo ganhou o privilégio real, oferecido pelo rei. Após uma recente reforma, o kro passou a combinar elementos do passado com modernos interiores da Dinamarca. O salão do jardim, coberto de nuances de lavanda, oferece belas vistas dos campos que, combinadas com o estalar da madeira queimando na lareira, criam um ambiente de pura tranqulidade e conforto.
A principal atração aqui, porém, é o restaurante, comandado pelo chef Morten Mygind, que cria seus pratos originais a partir de ingredientes cultivados na região.
Aeroporto próximo: Aarhus, 69km
Hospede-se no Nørre Vissing Kro