Bastam os primeiros raios de sol da primavera europeia chegarem a Amsterdam, e os cafés da cidade com área externa enchem como nunca. Aqui, a gente listou os melhores lugares onde comer em Amsterdam ao ar livre e aproveitar o sol durante sua viagem para Amsterdam.
Todos esses locais bacanas foram tirados do nosso guia Amsterdam, o aplicativo momondo places – baixe grátis para o seu iPhone (em inglês).
Café de Ceuvel
Cafe de Ceuvel é parte de um dos melhores projetos sustentáveis de Amsterdam – talvez do mundo – o de rejuvenescimento do antigo cais de De Ceuvel na parte industrial do norte da cidade. Dos pães veganos ao seu sistema sustentável de lixo, e com suas redes e boias, o Ceuvel tem uma cara de eco-hostel em algum lugar da América do Sul, ainda que um tanto menos tropical. Mas os simpáticos sorrisos atrás do balcão mais do que compensam a eventual chuvinha holandesa de alguns dias.
Onde fica: Korte Papaverweg 4
Telefone: +31 20 229 62 10
Estação próxima: Mosplein
Pllek
Pllek fica a uns quinze minutos de barca fora do centro da cidade. Se a brisa do caminho já não aliviar a mente, esse local hiper-mega-relaxado certamente vai fazer isso. Construído a partir de containers coloridos, o restaurante em forma de U do Pllek é um miniparaíso de prazeres para os adultos, oferecendo muito mais do que comida. Chegue cedo para fazer yoga e tomar o café da manhã, ou chegue tarde para um jantar de três prantos e curtir um clima descolado, com direito a cinema ao ar livre, noites de música ao vivo e festas. A vista da água que se tem do Pllek também é imbatível. No verão, a galera bonita faz a temperatura subir consideravelmente – lembre-se de trazer seu biquíni/sunga! No inverno, as fogueiras ajudam a manter o clima aconchegante.
Onde fica: TT Neveritaweg 59
Telefone: +31 20 290 00 20
Estação próxima: Ferry NDSM Werf
Il Pecorino
Quem diria que a melhor comida italiana de Amsterdam estaria bem do outro lado da água? Até os que moram no centro não resistem ao maravilhoso terraço à beira d’água, e seu menu de paninis, massas e calzones. Tudo exceto o chá, mozzarella e cola do Il Pecorino é importado diretamente da Itália. Portanto, espere por muita autenticidade preços acessíveis – da ‘burrata con spinaci’ ao doce ‘semifreddo’, além de um serviço super gentil. O clima é absolutamente familiar, com uma cara mais de um vilarejo italiano do que uma grande capital europeia. Um lugar perfeito para compartilhar com a ‘familiglia’ toda.
Onde fica: Noordwal 1
Telefone: +31 737 15 11
Estação próxima: Ferry IJPlein
Café Noorderlicht
Noorderlicht é um daqueles locais quase “mágicos”, ideal para diminuir o rítmo e relaxar – ainda que a região onde está – o moderno cais NDSM – esteja mudando e crescendo rapidamente. O tempo parece que não passa aqui. Chegue cedo na barca e admire o sol da manhã no pátio; leia um livro ou dois; peça um suco ou sanduíche orgânicos…e simplesmente relaxe. Se tiver sorte, talvez aconteça ali mesmo um minifestival ou um show de música ao vivo à beira da fogueira. Se o tempo não colaborar, não será má ideia jogar um jogo de tabuleiro com o barulho da chuva no telhado…
Onde fica: NDSM Plein 102
Telefone: +31 20 492 2770
Estação próxima: Veer NDSM Werf
Mandela Huisje
Na dúvida se pode bancar um drink com uma vista dessas? Relaxe. Os donos dessa antiga sede da capitania dos portos bem em frente a Estação Central, são idealistas e o seu Mandela Huisje não poderia ser mais acessível – incluindo os preços. Aproveite a brisa e a ótima seleção de drinques e tortas caseiras dessa pousada.
Mas isso é só o começo… Inspirado pela filosofia Ubuntu, o chalé Mandela é parte de um novo projeto da mesma equipe por trás de MasterPeace e Dance4Life. Funcionando também como centro de meditação para questões de conflito durante o dia, e uma suíte celebratória à noite, a pousada é mesmo um abrigo para tanto viajantes como sonhadores.
Onde fica: Sixhavenweg 27
Telefone: +31 625084319
Estação próxima: Buiksloterwegveer
Hannekes Boom
Hanneke’s Boom é um dos pontos de encontro mais relaxantes de Amsterdam. Pertinho da Estação Central, com vista para o terraço verde do Centro de Ciências NEMO, esse oásis urbano faz você sentir-se como se estivesse muito distante da cidade. A cabana principal é feita inteiramente de material reciclado. As árvores ao redor e as mesas de madeira compõem um ambiente delicioso.
Hanneke pode ficar muito cheio no verão, já que praticamente todo barco na cidade procura pelo seu terraço à beira d’água. Já passar uma tarde de inverno aqui é dos programas mais românticos – a lareira interna contribui e muito para o clima. Adicione a isso música ao vivo e uma comida simples e gostosa, e você não vai querer mais sair de lá.
Onde fica: Dijksgracht 4
Telefone: +31 20 419 98 20
Estação próxima: Centraal Station
Piet de Gruyter
Piet de Gruyter possui todos os ingredientes para ser a estrela entre os cafés locais. Uma varanda ensolarada com vista para uma das mais bonitas praças de Amsterdam-West? Tem. Um interior aconchegante e minimalista? Tem. Exposições com obras de jovens talentos locais? Tem. Para completar, Piet tem ainda uma porção de livros à disposição para folhear enquanto toma o seu vinho, almoça ou janta. Adicione um serviço relaxado e animado, uma boa música e o fato de que o Westerpark está a um minuto dali, e ninguém sairá decepcionado.
Onde fica: Van Limburg Stirumstraat 4-6
Telefone: +31 20 682 35 97
Estação próxima: Van Limburg Stirumstraat
De Ysbreeker
À sombra do Intercontinental Amstel Hotel – e das gigantes árvores de carvalho às margens do rio – o terraço do De Ysbreeker é um dos mais bonitos da cidade. Sempre cheio, é o local onde atores, intelectuais e executivos se encontram no horário de almoço para tomar um cappuccino. Dentro, uma decoração que inclui tubos de bronze e vidros espelhados dão uma cara de restaurante parisiense ao local. Faça do Ysbreeker sua primeira parada nas margens do Amstel, mas lembre-se de quem tem mais para ver rio acima.
Onde fica: Weesperzijde 23
Telefone: +31 20 468 18 08
Estação próxima: Amsteldijk
Mossel & Gin
Champanhe e ostras; leite e cookies; comida tailandesa e cerveja; mexilhões e gin…como? Mexilhões e gin? Bom, segundo o pessoal por trás desse badalado restaurante, o marisco e o destilado – que na verdade origina-se do zimbro holandês – são uma combinação de ouro. Mossel & Gin serve cinco tipos de mexilhões no vapor – e outras delícias do mar – e nada menos que nove tônicos de gin em tigelas tão grandes que recomenda-se pedir meias taças se quiser provar todos. Um lugar simples mas de muita classe, que inclui um pátio frondoso e romântico perto do Westerpark, perfeito para os fins de tarde de verão.
Onde fica: Gosschalklaan 12
Telefone: +31 20 486 58 69
Estação próxima: Van Hallstraat
Encontre passagem para Amsterdam