Pular de cipó, lutar com crocodilos, fazer amizade com os gorilas das montanhas e fugir de dinossauros – como não gostar de filmes de floresta?
Que tal então transformar a fantasia em realidade e visitar essas 10 belas selvas, florestas tropicais e maravilhas da natureza espalhadas pelo mundo e que serviram de cenário para filmes incríveis?
Parque Nacional dos Vulcões, Ruanda – Nas Montanhas dos Gorilas
Se você, tal qual a lendária zoóloga americana Dian Fossey, tem um fraco por gorilas das montanhas, então não perca a chance de conhecer o paraíso das espécies ameaçadas que é o Parque Nacional dos Vulcões, em Ruanda.
Você pode escolher entre fazer uma expedição guiada por entre os gorilas ou decidir morar entre eles por alguns meses como fez a personagem de Sigourney Weaver no premiado filme “Nas Montanhas dos Gorilas” de 1986. Seja qual for sua escolha para entrar em contato com esses primatas, é bom que você o faça logo.
Apesar de ser considerado seguro para os viajantes, as fundações de turismo responsável que protegem os gorilas das montanhas estão sob constante ameaça de caçadores furtivos. Procure ficar informado com as últimas notícias antes de viajar.
Procure uma passagem para Kigali com a momondo.
Pagsanjan, Filipinas – Apocalypse Now
Na tentativa de evitar os contratempos de filmar um filme antiguerra em locação, o diretor Francis Ford Coppola usou a área ao redor das Cataratas de Pagsanjan, nas Filipinas, para servir como Vietnã e Camboja. Mal sabia ele que era o começo de uma descida profunda à insanidade – não foi apenas o coronel Kurtz que ficou maluco no livro em que o filme é baseado, O Coração da Trevas, de Joseph Conrad.
Tudo que podia deu errado nas filmagens deste épico antiguerra de 1979. As filmagens se arrastaram por 16 meses (bem diferente das 6 semanas previstas); o protagonista Martin Sheen teve um ataque cardíaco; um tufão destruiu o set; Coppola ameaçou matar a si próprio; Marlon Brando estava enlouquecendo aos poucos; e o então dependente químico Dennis Hopper deixou viciado em heroína o adolescente Laurence Fishburne, de 14 anos.
Hoje em dia, os vestígios trágicos do filme desapareceram, e não há muito o que ver em Pagsanjan além das cataratas. Mas vale um passeio de um dia desde Manila para ver onde foi feito um dos maiores clássicos do cinema.
Procure uma passagem para Manila com a momondo.
Parque Nacional Kakadu, Austrália – Crocodilo Dundee
A três horas de Darwin, no Norte da Austrália, fica esta imensa reserva natural que ocupa lugar de prestigio na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO. Foi lá também que Michael “Crocodilo” Dundee lutou com alguns crocodilos com suas próprias mãos na comédia de sucesso de mesmo nome de 1986 (que teve várias continuações). O título honorífico do parque foi conquistado em 1981, graças à extraordinária diversidade geológica e herança cultura do local.
Cobrindo quase 20.000 quilômetros quadrados – algo como duas vezes o tamanho de Porto Rico – o Parque Nacional Kakadu coloca você em meio a floresta tropical, pântanos, várzeas, mangues, pradarias e rios diversos. E se não fosse o bastante, é lar de artes antigas de caverna aborígines e de milhares de imensos crocodilos de água salgada local que não veem a hora de fazer novas amizades…
Se Paul Hogan, o herói do cinema, não estiver disponível, recomenda-se que você agende um tour guiado com especialistas locais.
Procure uma passagem para Darwin com momondo.
Veracruz, México – Apocalypto
Uma das representações mais viscerais da selva na tela do cinema pôde ser vista no blockbuster “Apocalypto”, dirigido por Mel Gibson – um emocionante conto dos índios mayas lutando para manter seu modo de vida.
O filme roi rodado em Catemaco e ao redor da região de Los Tuxtlas, ao sul de Veracruz, no México. Com exceção das partes onde os humanos são caçados e sacrificados pelos Deuses, praticamente toda cena faz você querer atravessar a selva como o destemido Jaguar Paw. Ok, talvez vestindo calçados…
Pois agora você pode! Existem diversas opções de tours na região, que dão a oportunidade de mergulhar nas incríveis cataratas de Eyipantla ou ver de perto um macaco-aranha, por exemplo.
Procure uma passagem para Veracruz com a momondo.
Iquitos (Peru) e Amazônia (Brasil) – Fitzcarraldo
Dez anos depois de estar em meio à selva peruana com “Aguirre, a Cólera dos Deuses”, o enigmático diretor alemão Werner Herzog aventurou-se de volta ao “inferno verde” para rodar “Fitzcarraldo” (1982). Ele saiu de lá denominando a floresta como “vil e cruel”, então pode-se ter uma ideia de como foi a produção.
Tudo bem que quando você não está tentando arrastar um barco a vapor de 340 toneladas pela selva, a densa vegetação da floresta é, de fato, fascinante. Junte-se aos navegadores da selva profissionais na bacia da Amazônia e explore a região mais biodiversa do mundo sem temer por sua segurança.
Dica extra: Reserve um quarto no hotel La Casa Fitzcarraldo do filme.
Reserve uma passagem para Iquitos com a momondo.
Parque Nacional Pench, Índia – Mowgli, o Menino Lobo
Muitos consideram a versão animada da Disney para as histórias de Mowgli, o Menino Lobo de Rudyard Kipling’s muito avante a seu tempo. Felizmente, nunca é tarde para fugir da selva de asfalto e encarar o cenário real dessas história – começando onde Mowgli, Baloo e Bagheera terminaram, ao redor de onde hoje é conhecido como Parque Nacional Pench.
Localizado em Madhya Pradesh – uma província na Índia central conhecida por suas belas florestas tropicais e imensa população de tigres – o parque é o local perfeito para redescobrir seu encantamento infantil pela vida selvagem.
Procure uma passagem para Nagpur com momondo.
Cataratas do Iguaçu, Argentina – A Missão
A única coisa mais impressionante as performances de Jeremy Irons e Robert DeNiro no filme “A Missão”, de 1986, e vencedor da Palma de Ouro em Cannes, é a sua deslumbrante paisagem: a rica e suntuosa floresta tropical ao redor das Cataratas do Iguaçu. Com mais de 250 cachoeiras estendendo-se por 2.700 metres, esse espetáculo da natureza faz as Cataratas do Niágara parecerem modestas (têm um terceiro da altura e metade da largura de Iguaçu – ou Iguazu, no lado argentino).
Para manter os nativos fora da “Garganta do Diabo” – figurativamente e quase literalmente , já que é também o ponto mais popular das cataratas – o devoto missionário cristão interpretado por Irons no filme faz de tudo para converter os nativos selvagens em fieis seguidores.
Felizmente você não precisa se preocupar com motins e martírios – apenas embarque em um passeio para encantar-se com essa que é oficialmente uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo.
Procure sua passagem para Foz do Iguaçu com a momondo.
Sherwood (Califórnia), EUA – Tarzan e sua Companheira
Se tem uma coisa que a versão de 1934, dirigida por Cedric Gibbons, da história de Tarzan nos ensinou, é que bastavam alguns truques cinematográficos da “Era de Ouro de Hollywood” para transformar as florestas e rios de Lake Sherwood, na Califórnia, em uma verdadeira selva.
Além do belo cenário verde da região, não espere esbarrar em muitos elefantes ou leões como fez Tarzan no filme. O animal mais perigoso que você tem a chance de encontrar por aqui será uma tropa de jogadores de golfe do Sherwood Country Club.
Pode até não ser a realidade, mas serve como uma boa substituta fictícia para os novatos praticarem seus pulos de cipó e darem uns gritos de Tarzan.
Procure uma passagem para Sacramento com a momondo.
Puerto Vallarta, México – Predador
Por ter servido como pano de fundo para o clássico “Predador”, estrelado por Arnold Schwarzenegger em 1987, as pessoas empregadas ao redor da reserva natural hoje conhecida como El Eden adoram pregar peças nos hóspedes do resort, vestindo-se como o temido alien do personagem-título e aparecendo de surpresa.
Uma brincadeira cruel, é verdade, mas felizmente tudo mais nessa joia da Costa do Pacifico é tão bela e idílica que vai compensar qualquer possível susto.
Além das suntuosas florestas e praias, o centro de Puerto Vallarta também é bastante sofisticado – não deixe de ir até o centro histórico e provar da badalada gastronomia à base de frutos do mar.
Encontre uma passagem para Puerto Vallarta com a momondo.
Kauai, Havaí – Os Caçadores da Arca Perdida, Jurassic Park e outros
Quer ver o cipó que Harrison Ford se pendurou em “Os Caçadores da Arca Perdida”? Ou refazer os passos do temido T-Rex de “Jurassic Park”? Então não deixe de visitar a Ilha Kauai no Havaí: uma das principais locações da história do cinema.
O cenário deslumbrante, além do acesso relativamente fácil e seguro a Kauai tornaram o local um queridinho dos estúdios cinematográficos que buscam uma ilha exótica como pano de fundo – vide, por exemplo, “Trovão Tropical” e “Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas”. Justamente por isso, grande parte do turismo na ilha é dedicado a tours na selva que levam até as principais locações de cinema.
Além dos filmes, você terá um por do sol incomparável, lagoas cor de turquesa e trilhas imperdíveis. Tanto luxo, diga-se, não sai barato… afinal, vale o tratamento de artista de cinema.
Procure uma passagem para Kauai com a momondo.