A verdade é que dificilmente alguém esnobaria a chance de ganhar um upgrade grátis na sua passagem aérea e ser movido para a classe executiva ou primeira classe. E justamente por isso é tão difícil de conseguir. Porém, existem alguns truques e dicas que podem aumentar a probabilidade de você ganhar um upgrade tanto para a classe executiva quanto para a cobiçada primeira classe. Depois de ler as 10 dicas a seguir, é só preparar a mala e esperar pela tacinha de espumante antes da decolagem.
1. Associe-se a um programa de milhagem
Comece pelo óbvio: faça por merecer seu upgrade. Se você sabe que viajará bastante, associe-se a um programa de milhagem ou fidelização. Quando suas milhas começarem a acumular, você pode usá-las para mudar para um voo de primeira classe. Outro beneficio é que se a companhia aérea tiver um overbooking e estiver procurando um passageiro para fazer um upgrade, seus clientes mais leais serão os primeiros da fila.
2. Escolha bem os horários do voos
Vale a pena escolher um voo em um dia e horário que sejam minimamente inconvenientes para você. Voar em horários e dias de pico significam voos lotados de homens e mulheres de negócios, quase todos pertencentes aos clubes de clientes leais da companhia aérea (que, por sua vez, têm bem mais chances de ganhar um upgrade). Escolha horários, dias e até rotas fora do rush, e suas chances de ter a passagem elevada aumentam consideravelmente.
Leia mais: saiba como encontrar as passagens áereas mais baratas.
3. Atrase
Eis uma dica para aqueles que não se importam em sentar e esperar até o último minuto para fazer o check-in. As companhias aéreas quase sempre vendem mais passagens do que têm disponíveis para compensar aqueles que não comparecem na hora; então se você se atrasar o suficiente para que seu lugar tenha sido dado a outra pessoa, e você tiver a sorte de haver espaço na primeira classe (ou executiva), então suas chances de ganhar um upgrade aumentam.
4. …ou seja adiantado
Outra opção é chegar bem cedo. Se os funcionários já sabem de antemão que o voo estará completamente lotado, eles podem mover alguém para uma classe mais elevada para garantir que haja mais espaço na classe econômica para os demais. Ofereça-se para embarcar em um voo mais tarde, e o favor poderá ser retribuído em forma de um upgrade para a primeira classe.
5. Vista-se para a ocasião
Se você estiver embarcando para um voo de longo duração, claro que você vai querer estar vestido confortavelmente – mas talvez não confortável “demais”… Pode soar artificial, mas é a realidade: o ideal para quem quiser ganhar um upgrade para a classe da frente, é misturar conforto com, digamos, estilo. No final das contas, quem você acha que vai ser “promovido” – o que está de calça de moleton e chinelo ou aquele com um look mais arrumadinho?
6. Use uma boa desculpa
Se você está viajando com um amigo, pode usar a desculpa da lua de mel na hora do check-in. Vista-se bem, aparente animação e, bem, minta um pouquinho. Ocasiões especiais são sempre motivo de comemoração e se você tiver sorte – e a equipe do check-in estiver de bom humor – você pode acabar ganhando um “presentinho” em forma de um bilhete de primeira classe.
7. Seja flexível
Flexibilidade pode ser a palavra-chave para ganhar uma passagem aérea de primeira classe. Se houver overbooking em um voo, as companhias costumam procurar voluntários antes de começar a mover passageiros para um outro voo (geralmente em um horário mais tarde). Se você não tiver problema em chegar ao seu destino um pouco mais tarde do que o planejado, avise os funcionários do check-in que você está disposto a ser mudado de voo. Como agradecimento por ser compreensivo e flexível, geralmente vem o bônus em forma de um upgrade de classe no voo.
Leia mais: quer saber mais sobre compensações de voos? Confira nosso infográfico sobre atrasos, cancelamentos e overbookings.
8. Não peça um upgrade
Uma coisa que você NÃO deve fazer é pedir diretamente para ser mudado para uma classe mais elevada na hora do check-in. Os funcionários sabem que você quer um upgrade grátis – quem não quer? – então pedir por isso na hora de despachar as malas não vai servir para muita coisa. É quando você está no portão de embarque que você pode perguntar pelos “upgrades operacionais” – upgrades para os casos de a classe econômica estar cheia ou com overbooking. Os sistemas do computador geralmente emitem uma lista de quem pode receber a tal oferta do upgrade (por exemplo, clientes frequentes), mas como é da equipe que está no portão a decisão de quem de fato ganha o upgrade, não custa perguntar.
9. Viaje sozinho
Essa dica é relativa, pois só serve para quem estiver viajando sozinho – passageiros solo são bem mais fáceis de receber um upgrade. Famílias de três ou quatro pessoas, ou mesmo casais são difíceis de acomodar; mas se é só você, qualquer lugar poderá ser adequado. Claro que você pode acabar no assento do meio de uma classe econômica premium, mas lembre-se que não há assentos do meio nas classe executiva ou na primeira classe…
10. Seja simpático
Por fim, mas não menos importante, a dica mais comum vinda das equipes das companhias aéreas e daqueles que já tiveram a sorte de ganhar um upgrade, é simplesmente ser gentil e simpático. Todo funcionário que você encontra no aeroporto – do check-in à equipe do portão de embarque – tem o poder de te ajudar. Muitos tratam essas pessoas como máquinas, então faça por destacar-se: fazer perguntas, ter boas maneiras, sorrir e ser agradável faz sempre bem, e pode ainda ter um retorno surpreendente.
Em resumo, não faz mal em tentar. Você nunca sabe se pode acabar tomando um espumante antes de embarcar e esticando as pernas tranquilamente, enquanto os demais mortais da parte de trás lutam por um espaço para guardar a mala.