Se as férias de julho são a sua única e/ou favorita época do ano para viajar e conhecer lugares diferentes – ideais para fugir do frio do Brasil – então essa é a melhor hora de atravessar o mundo em busca de calor e aventura. A seguir, veja 9 sugestões incomuns e maravilhosas qyue vão te inspirar para onde viajar em julho.
Aproveite e veja mais ideias para viajar ano que vem com nossas lista de 10 destinos baratos na América do Sul para conhecer este ano.
Corpus Christi, Texas, EUA
Não confundir com o famoso (e aguardado) feriado de Corpus Christi católico. Aqui trata-se de um miniparaíso em pleno estado americano do Texas. Em Corpus Christi, tem-se uma vista admirável do Golfo do México, a qual combina perfeitamente com os colhereiros que sobrevoam o local, enquanto ouve-se os ecos da música ao vivo do Concrete Street Amphitheatre. Saboreie um ou dois tacos no café da manhã, explore o interior do porta-aviões USS Lexington ou arrisque uns passos da dança texana. Faça um tour pelos ranchos típicos da região, terminando em alto estilo gastronômico com um jantar Tex Mex tradicional. Passe ainda um dia andando nas pick-ups gigantes ao longo das ilhas Mustang e Padre, e termine o passeio relaxando com uma margarita e um churrasco de dar água na boca. Por lá, não tem programa melhor do que encarar sua versão cowboy e admirar as vistas da ponte Harbor Bridge toda iluminada.
Veja passagem para Corpus Christi
Tuvalu
Com suas praias de areias incrivelmente brancas e muitos coqueiros, a pequena Tuvalu é a típica ilha deserta em que qualquer um gostaria de ficar perdido. Minúsculo pais da Polinésia formado por nove ilhas e atóis de beleza incomparável, Tuvalu é sinônimo de sol, frutos do mar e dias muito, muito preguiçosos e relaxantes. É muito provável que você passes seus dias por lá em posição, digamos, inclinada – seja na areia tomando um coco fresquinho, seja assistindo a um jogo de um tipo de vôlei local (te ano) ou mesmo boiando tranquilamente na lagoa de Funafuti. As ilhas são formadas de recifes de coral, então não dá pra deixar de mergulhar e descobrir as coloridas maravilhas submarinas da região. O oceano que segue a subir vem ameaçando o local; então, antes que ele vire uma Atlantis moderna, é bom garantir sua visita. E julho é o mês perfeito para a viagem.
Bornholm, Dinamarca
Quando você pensa em “ilha paradisíaca”, é bem provável que a Dinamarca não seja o primeiro destino que vem à mente. Mas a verdade é que muitos experts já descobriram a pequena Bornholm como um destino ensolarado na Escandinávia – e um dos mais curiosos e agradáveis lugares da Dinamarca para curtir o verão na Europa.
Eis um destino super recomendado também para famílias. As paisagens da região contém desde praias de areia clara como Dueodde, florestas para ciclismo e caminhadas, pequenas vilas de pescadores, igrejas históricas até ruínas de fortalezas como que saídas de um cartão-postal.
Visite ainda o Parque das Borboletas de Bornholm, explore as ruínas do Castelo Hammershus , e delicie-se com um jantar à base de peixe defumado – “sol over Gudhjem” é um dos pratos mais tradicionais e gostosos. E quem gostar de levar belas lembranças locais, vai se encantar com a produção local de vidro e cerâmica.
Encontre passagem para Borhholm
Blagaj, Bósnia e Herzegovina
Essa é para quem gosta de lugares fora dos guias turísticos tradicionais. A algumas horas de Dubrovnik, a cidadezinha histórica de Blagaj fica escondida na base de uma série de rochedos, tudo envolto nas belas águas cor de ciano do rio Buna. Com suas casinhas brancas, Blagaj é considerada como um “Tekija” (retiro espiritual) do século 16 a céu aberto, construído por um sultão otomano. O local é puro charme, ainda mais se for visitado em julho/agosto, ideal para apreciar o melhor do clima mediterrâneo que a região oferece. Depois de explorar a cidade, vale a pena afatar-se algums quilômetros para visitar a famosa Stari Most – ponte antiga – e seu museu, além de dar uma volta pela rua Kajtaz House. Termine o dia com um jantar de pratos típicos de influência turca, como Cevapi e Cufte – salsichas e almôndegas apimentadas – além das cervejas locais de sabor delicioso e nomes impronunciáveis.
Haikou, Hainan, China
Capital da província de Hainan, Haikou costuma ficar fora dos roteiros de viagem na China. Mas a “Cidade do Coco” vem crescendo exponencialmente, passando de uma tranquila região marítima para ser uma futura metrópole.
Prédios são erguidos a cada dia, e as ruas estão em constante mudança. Tudo é rodeada pelo mar, então há muitas belas praias para nadar e resorts dos mais diversos, além de ótimos pontos para praticar windsurf ou fazer um passeio de barco.
Vale a pena também fazer um programa cultural no Wugong Ci – o Templo dos Cinco Senhores , e na Tumba de Hai Rui. Depois, delicie-se com pratos à base de frango Wenchang ou caranguejo Hele, além das muitas frutas tropicais da região – eis a sua chance de provar a curiosa e temida durian (durio). Aproveite o mês de julho para viajar.
Kas, Turquia
Uma nova maravilha mediterrânea desponta nos roteiros de viagem. É Kas, uma antiga vila de pescadores situada entre montanhas que manteve seu clima de interior e oferece vistas inacreditáveis. Os dias são longos e abafados, mas a água está sempre ali para refrescar – e as praias rochosas são alinhadas com bares e cafés que servem deliciosas bebidas geladinhas. Há bastante o que fazer, comer e explorar por lá. Vale, por exemplo, fazer uma viagem de um dia à cidade submersa de Kekova, ou caminhar até as antigas tumbas lícias sobre as montanhas, ou fazer um voo de parapente para ter uma vista panorâmica deslumbrante. Compacta mas agitada, com suas vespas e vans circulando, a cidade é ótima para explorar a pé – isso se você não estiver exausto de tanto nadar, andar de caiaque ou subir nas rochas. E, se puder, visite Kas em julho ou agosto, para aproveitar o clima ainda mais.
Ouarzazate, Marrocos
Se praia e ondas não são a sua, Ouarzazate poderá muito bem ser. Situada bem no meio do deserto, é conhecida por seus prédios cor de caramelo (ou de lama, dependendo do ponto de vista) e é um dos novos destaques do turismo no Marrocos.
Também é o lugar mais improvável onde pode-se reservar um “tour de Hollywood”. Mas não se engane: cinéfilos de plantão vão se deleitar com os lugares onde foram rodados clássicos como Lawrence da Arábia, e outros títulos menos “respeitáveis”, tal qual O Retorno da Múmia.
Também os fãs de arquitetura e arqueologia vão se esbaldar com as cidadelas antigas – aprovadas como casbás pela UNESCO – que tomam conta da árida paisagem: destaque absoluto para Ait Benhaddou. Lá também é muito, muito quente, então tire proveito dos pequenos táxis vermelhos que rodeiam o local. E não esqueça do protetor solar.
Encontre passagem para Ouarzazate
Espoo, Finlândia
É a segunda maior cidade da Finlândia, mas é bem possível que você nunca tenha ouvido falar de Espoo. Um centro tecnológico de grande prestígio, rodeada de parques verdes, museus e casas de show, é o equivalente a San Francisco finlandesa. Mas bem mais acessível.
Explore os mercados de pulgas, tire muitas fotos no Angry Birds Playground, mergulhe na arte em exposição no EMMA – o MoMA de Espoo – e reviva sua infância no Museu do Brinquedo da Finlândia.
Também não deixe de fazer uma caminhada entre as árvores do Parque Nacional Nuuksio, cujos habitantes incluem até esquilos voadores siberianos, e escolha uma das 21 praias que circundam o mar e os lagos, ideais para nadar, pescar, andar de caiaque ou canoa. Marque sua viagem para julho/agosto e curta ainda mais o agradável clima de verão europeu.
Alentejo, Portugal
Deixe seu lado poeta aflorar com uma longa, tranquila e curiosa road trip pelo sudeste de Portugal, de preferência no auge do verão europeu. Rodeada por castelos decadentes e ruínas romanas e árabes, por árvores típicas e vinhedos, e internacionalmente conhecida por seu vinho, queijo e carnes defumadas, Alentejo é o cenário perfeito para um piquenique na beira da estrada. Alugue um carro e explore os campos de trigo e de girassóis até chegar à costa – depois pare para dar um mergulho e tomar um solzinho. Guarde um tempinho para visitar as muralhas de Évora, e encante-se com as casinhas brancas, os restos neolíticos e as vielas arborizadas. Com apenas 7% da população do país, e um número ainda menor de turistas, a região permanece incrivelmente tranquila. É o local ideal para visitar, sair renovado e, diga-se, de estômago muito satisfeito, com tanto presunto e vinho deliciosos.
Encontre passagem para Alentejo