Viajar para o Marrocos para um retiro é mais do que escalar dunas, estar ao redor de fogueiras e meditar sob as estrelas…embora você possa aproveitar isso também.
Aqui, Tom compartilha cinco razões pelas quais você deve conferir o Deserto do Saara.
1. Desconectar-se
Já era ruim o bastante quando você só tinha que verificar seu email 20 vezes por dia. Então veio o Facebook. Então veio o Twitter. E agora você pode levar tudo no seu bolso em seu smartphone respondendo infinitas mensagens, comentários e postagens até que a conectividade se tornou um vício em si.
Acampando no Saara você não vai ter nenhum sinal no telefone. Livre do seu telefone, você estará mais aberto e mais focado nas pessoas com quem realmente está.
2. Reconectar-se com a natureza
O Saara tem uma beleza de tirar o fôlego.
As majestosas dunas parecem ondas de areia como um oceano congelado no tempo, lançando sombras do sol e da lua em um jogo interminável de luz. Besouros minúsculos, formigas, ratos e camelos deixam seus rastros na areia até que o vento os cubra, e você pode acompanhar suas trilhas nas dunas até que não se lembre mais onde está o acampamento…
Você pode assistir ao pôr do sol sobre as montanhas distantes, e conforme a noite cai você verá mais estrelas no céu do que nunca; olhando para as constelações brilhantes você é lembrado de que vivemos em um planeta viajando pelo espaço!
3. Veja outra forma de vida
Os berberes locais em grande parte abandonaram seu modo de vida nômade para viver em aldeias fixas agora, mas eles mantêm um contato próximo com o deserto, e é um elemento que lhes ensinou paciência, humildade e bondade com estranhos.
Se você for convidado para uma casa berbere, será entupido com comida e chá até que esteja se perguntando como recusar sem ofendê-los.
A família é tudo aqui, e depois de um tempo você percebe que quase todos na aldeia estão relacionados entre si através de laços de sangue ou casamento, e apesar da internet e da televisão via satélite terem chegado, os berberes mantêm um amor e orgulho pelas suas próprias tradições, e você verá os homens indo à mesquita cinco vezes por dia, quando a chamada para oração toca.
4. Paz de espírito
O Saara é o lugar perfeito para meditar e refletir sobre os rumos da sua vida.
Andando pelas dunas, você é lembrado ao seu redor como tudo retorna ao pó e areia no final, e como é importante celebrar os breves momentos de vida que temos.
No silêncio do deserto, você pode encontrar novas perspectivas e insights sobre quem você é e o que quer. Escale uma duna alta, observe a respiração e deixe sua mente esvaziar.
5. Aventura
Embora o Marrocos seja um destino relativamente seguro, ele tem sem seus desafios.
Chegar em Marrakech pode ser bastante avassalador com centenas de ambulantes e guias tentando vender algo, e que muitas vezes não aceitam “não” como resposta.
Na sequência da agitação de Marrakech, é preciso uma viagem de ônibus de 11 horas através da Cordilheira do Atlas e das planícies do deserto para chegar ao Saara. Quando você finalmente chega, já está preenchido com a sensação de completar uma verdadeira jornada.
Então, quando você acampa no deserto do Saara nas tradicionais tendas berberes, você retorna a um modo de vida ancestral, onde a única luz à noite vem de velas, cada gota de água é preciosa e as noites são tão frias quanto os dias são quentes. Depois de uma semana no deserto você volta mais forte e mais autossuficiente do que nunca. Tom organiza retiros de ioga e meditação no Marrocos através de seu site roadjunkyretreat.com.
Encontre passagem para Marrakech