Você provavelmente conhecia este país como o lar de São Nicolau e por ter uma sauna para cada dois cidadãos, mas o quanto você realmente sabe sobre a Finlândia? Participe de um quiz sobre estes 14 fatos surpreendentes sobre a excepcional nação nórdica.
1. Se sente um fracasso? Você é um vencedor na Finlândia
Para incrementar ainda mais o senso de humor maravilhosamente excêntrico da nação, a Finlândia tem o Dia do Fracasso, celebrado todo dia 13 de outubro. Iniciada em 2010, a cerimônia comemora más notícias e má sorte como uma forma de aprender sobre o futuro. Boa sorte na próxima, perdedores!
2. Eles têm uma natureza de bater recordes
O país é carinhosamente chamado de a Terra dos Mil Lagos, mas esse número nem mesmo chega perto. Há incríveis 187.888 lagos no território da Finlândia – mais do que em qualquer país no mundo. Se você se sente mais confortável perambulando por aí a pé, há um total de 179.888 ilhas finlandesas para explorar.
3. Vai ligar para quem? Para ninguém na Finlândia
Em um país que é famoso por “conectar pessoas” com os celulares da Nokia, você não vai encontrar nenhum telefone público no território da Finlândia.
4. Eles têm um dos esportes mais estranhos do mundo
Quando o assunto é passatempos excêntricos, a Finlândia é ganhadora do troféu de ouro.
O mais estranho de todos é o Campeonato Mundial de Carregamento de Esposas. Acontecendo em Sonkajärvi todo mês de julho, o evento de percurso de obstáculos extremos foi elevado a um fenômeno internacional, com casais da Dinamarca, de Hong Kong à Austrália e outros viajando ao país para participarem. É um jeito estranho de passar a lua-de-mel, mas não somos ninguém para julgar.
Outros esportes que abrigam seus campeonatos mundiais anuais na Finlândia incluem caça a mosquitos, arremesso de telefone celular, futebol no pântano, arremesso de bota de borracha e o Campeonato Mundial de Air Guitar.
5. Você pode dormir, nadar, velejar, pescar ou forragear aonde você quiser
Como muitos países nórdicos, a Finlândia tem uma das melhores oportunidades de “direito público de acesso à natureza”. Isso significa que você pode erguer uma barraca, coletar frutos selvagens ou pegar percas nos lagos de graça e sem preocupações.
6. Eles inventaram o primeiro browser de Internet para usuários
Várias nações tentam reivindicar o domínio de criação da Internet, mas os finlandeses foram a primeira nação que teve a ideia de trazê-la para o público geral.
Lançado em 1994 por três estudantes de tecnologia, o Erwise foi o primeiro Browser de Internet com uma Interface Gráfica (UX). Enquanto recebia a avaliação do criador da World Wide Web, o senhor Tim Bernors-Lee, os graduados falharam em conseguir o financiamento necessário para continuar o desenvolvimento do projeto e isso se tornou um tipo de lenda da Internet. Alguns meses depois, apareceram o Mosaic e o Internet Explorer, e o resto é história de Internet.
7. Eles inventaram um monte de coisas legais, também
A Finlândia é surpreendentemente pioneira para uma pequena nação de 5 milhões de habitantes. Outras invenções finlandesas incluem o tobogã de resgate, o monitor de frequência cardíaca, o alcaçuz salgado (‘Salmiakki’), o sistema operacional Linux, patinação no gelo, Angry Birds, o coquetel Molotov, o SMS e, é claro, a sauna, que também é a palavra finlandesa mais usada fora de sua terra mãe.
8. Eles têm um clima sazonal bem estranho
Não é nenhum segredo que a Finlândia sofre com alguns invernos bem escuros e sombrios, mas o verão chega e o país põe em prática o seu apelido de Terra do Sol da Meia-Noite. Visite o norte do país durante os meses de junho e julho e você verá que o sol nunca desce abaixo do horizonte.
9. Eles têm a melhor pizza do mundo
A cozinha cordial da Finlândia tem seus fãs e antagonistas. O antigo primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi causou irritação em 2005 quando ele declarou que o presunto de Parma era completamente superior à rena defumada dos finlandeses e que sua experiência culinária inteira enquanto visitava o país era uma “prova de paciência”.
Bem, acaba sendo vingança ser um prato que é melhor servido cozido em pedra. Três anos depois, os finlandeses reagiram e foram para ganhar um concurso internacional de pizza, rumo à Itália, com uma pizza alegremente chamada de “Pizza Berlusconi”. Seu ingrediente principal? Rena defumada. A guloseima cozida deu tão certo que você ainda pode comprá-la da Kotipizza, a maior rede de pizzarias da Finlândia.
10. Os finlandeses amam café mais do que qualquer um
Você pode continuar tomando os seus espressos italianos; esqueça os seus flat whites australianos – quando o assunto é java, os finlandeses fazem melhor – e o resto. O finlandês médio consome 12kg do negócio marrom todo ano. É impossível saber especificamente quantas xícaras de café o finlandês médio irá beber em um dia, mas apostaríamos que mais do que o que seu médico (se não for um nativo da Finlândia ou um fissurado em café) recomendaria.
11. Eles também amam leite mais do que você
Como era de se esperar, a Finlândia tem o maior consumo de leite per capita anual do mundo – cerca de 1 litro por pessoa todo dia – tornando os moedores de café dos finlandeses enferrujados, mas com café bem forte. É estranho, considerando que 17% dos finlandeses são intolerantes à lactose.
12. As multas por velocidade nacionais vão fazer você estremecer
Você é veloz e furioso e mega rico? Então é melhor não ser pego rachando pela Finlândia. O custo das violações de velocidade e de tráfego é calculado pela renda anual do motorista infrator. Um rachador desventurado e mega rico já foi multado em 200.000 euros por uma simples infração de velocidade.
13. É o lar incontestável do heavy metal
Gelada e industrial, talvez não haja dúvida que a Finlândia tenha a maior quantidade de bandas de heavy metal per capita. Bandas mundialmente famosas como Children of Bodom, Nightwish e os vencedores do Eurovision Song Contest Lordi são todas da Finlândia e são todas capazes de canalizar a natureza obscura e selvagem de sua nação pelas suas músicas.
14. Os finlandeses são loucos por tango!
Você não precisa ir para Montevidéu ou Buenos Aires para pirar no tango. Fica a 13.000km de distância da ensolarada América do Sul, e ainda assim a nação nórdica se manteve na febre do tango desde que ele chegou em suas margens gélidas em 1913.
Os anos dourados do tango finlandês foram em meados dos anos 60, quando as músicas de tango produzidas localmente estavam superando os singles dos Beatles no topo das paradas. Hoje, os tangófilos viajam por todo o mundo para dançar de rosto colado no lendário festival Tangomarkkinat em julho, e visite o museu local dedicado ao velho espetáculo de salão.
Saiba mais sobre Helsinki, a capital finlandesa, em nossa entrevista exclusiva com o inspirador fotógrafo local Jussi Hellsten.