Viajar longas distâncias com várias paradas e conexões pode ser um começo exaustivo para as suas tão merecidas férias; ou a volta de uma ótima viagem.
Mas calma! Temos algumas dicas do que fazer antes, durante e depois do seu voo para você dizer adeus àquele parceiro de viagem tão indesejado: o internacionalmente conhecido (e odiado) jet lag.
1. Faça seu dever de casa
Quando se viaja para um lugar com fuso horário diferente, vale a pena preparar-se com um pouco de antecedência. Se você vai para o ocidente, comece preparando seu corpo, dormindo uma hora mais tarde que o normal, para ficar mais perto da hora de dormir do seu destino de viagem. Mas se for para o oriente, aplique a tática oposta, indo para a cama um pouco mais cedo.
2. Tempo no avião é tempo no destino
Reduza os sintomas de jet lag ajustando seu relógio biológico durante o sono.
Primeiro de tudo: prepare-se mentalmente. Ajuste seu relógio para o novo fuso horário assim que você entrar no avião. É essencial também que você tente dormir durante um voo noturno que chegue no destino pela manhã. Independente se você viaja para um horário à frente ou para trás do seu, tente ajustar-se ao novo ritmo.
3. Beba água, coma leve e faça exercício
Cuide bem do seu corpo, que vai sentir o peso da diferença. Beba bastante água e coma leve antes do voo. Prepare alguns lanchinhos leves como frutas e castanhas, e não force se não estiver com fome quando a refeição a bordo chegar. Se tomar uma taça de algo alcoólico te ajuda a acalmar os nervos, tudo bem, mas pegue leve. Beber demais contribui para uma maior desidratação.
Se você sentir suas pernas cansadas, não se preocupe: você não é o único. Junte-se aos vários passageiros que ficam de pé ou caminhando pelos corredores do avião. Exercitar seus músculos ajuda a aliviar a tensão, faz fluir o oxigênio e mantém sua mente ocupada por alguns minutos, sem pensar em comida ou bebida.
4. Refresque-se
Quando chegar no seu destino, tome um banho ou dê um mergulho na piscina, se tiver acesso a uma. Refrescar-se fará, com certeza, você sentir-se melhor. Isso vale para as escalas que você eventualmente tiver durante sua jornada. Você pode até não ter como tomar um banho ou nadar, mas dar uma caminhada, lavar seu rosto e escovar seus dentes fará você sentir-se mais confortável para o voo seguinte.
5. Luz, muita luz!
Tomar sol é ideal para combater os sintomas do jet lag.
Controlando sua exposição à luz do dia no seu destino você consegue enganar seu cérebro para combater o jet lag mais rápido. Assim que você chegar, tente passar um tempo pegando um pouco de sol ao ar livre. Isso vai ajudar a estabilizar seu relógio biológico.
6. Nada de cochilo antes de dormir
Não importa o quanto você esteja cansado, você deve tentar ficar acordado até o mais tarde que puder para poder aliviar os sintomas de jet lag. Aguente pelo menos até às 9 horas da noite (horário local) para deitar naquele travesseiro que parece tão gostoso…
7. Use remédios com cuidado
Equipes de companhias aéreas costumam tomar melatonina contra o jet lag, um hormônio formado pelo corpo no escuro. O remédio não ajuda a ajustar-se naturalmente a um novo padrão de sono, mas sim te faz dormir profundamente. Considere o uso apenas no caso de todo o resto falhar.
… Será mesmo que é jet lag?
Preste atenção pois nem todos os sintomas estão relacionados ao jet lag. Olhos secos, dor de cabeça e de ouvido, nariz irritado ou entupido, tontura e inchaços são geralmente causados por ar seco, pressurização e os espaços apertados do avião. Se você sofre de sinusite ao voar, beber bastante água certamente ajuda – cerca de meio litro por hora.
Depois de seguir nossas dicas para curar o jet lag, basta relaxar e curtir suas merecidas férias!
Veja todas as nossas dicas no blog momondo para aproveitar ainda mais a sua viagem.